Parabéns, Mercedes-AMG: a nossa prenda é o novo GT C Edition 50!

Para comemorar meio século de vida e de criação de automóveis desportivos, a marca renovou os seus modelos AMG GT e criou uma edição especial nas versões coupé e roadster.

A AMG faz este ano cinquenta anos, mas a história da marca começa um pouco antes, quando os engenheiros Hans Werner Aufrecht e Erhard Melcher começaram a trabalhar, no início dos anos 60, num motor destinado a um automóvel de corridas, o 300 SE.

Na altura, os dois trabalhavam no departamento de I&D da Daimler-Benz, quando a marca decidiu acabar com todo o investimento nos projectos desportivos. Contudo, Aufrecht e Melcher não deixaram “morrer” a sua paixão por esta área e, na cidade Natal do primeiro, Großaspach, e continuaram a desenvolver o seu motor para carros de corrida.

A história acabaria por ter um final feliz: em 1965, Manfred Schiek, um colega de ambos na Daimler usou o 300 SE num automóvel e acabou por vencer dez corridas do Campeonato Alemão de Carros de Turismo (German Touring Car Championship).

Com este sucesso, o projecto de modificação de motores para serem usados em automóveis de competição começou a atrair a atenção da casa-mãe, a Mercedes, numa altura em que os dois já se tinham despedido para criar a sua própria empresa: a Aufrecht Melcher Großaspach.

A primeira grande vitória da AMG em competições aconteceria em 1971, nas 24 Horas de Spa-Francorchamps, onde um automóvel Mercedes, com o motor 300 SEL 6.8 (foto em baixo), conquistou o pódio na sua classe e ficou em segundo lugar da geral.

Mercedes AMG SEL 300

A marca acabaria por se tornar íntima da Mercedes e passou mesmo para a sua alçada em 2005. Contudo, a parceria efectiva entre as duas insígnias começou em 1990 e o primeiro carro a sair para o mercado com a denominação Mercedes-Benz AMG foi o C36 (foto em baixo).

Mercedes-Benz C36 AMG

Em 2017, a AMG comemora o seu 50.º aniversário e criou um automóvel especial para assinalar a data: o Mercedes-AMG GT C, um surperdesportivo com duas cores exclusivas: designo graphite grey magno e designo cashmere white magno.

A edição de aniversário deste modelo está equipada com aplicações cromadas de cor preto nas saias laterais, no repartidor dianteiro, nos frisos de revestimento das entradas de ar da grelha Panamericana, nas aletas das asas dianteiras nas saídas de ar laterais, no difusor traseiro e nas ponteiras dos tubos de escape.

O interior do Mercedes-AMG GT C é marcado por um «contraste entre preto e prata», sublinha a marca. O esquema de cores é reflectido em dois elementos: o revestimento em pele comfort exclusiva Style em pérola prata/preto com pespontos contrastantes em padrão diamante; no volante AMG Performance de cor preto, revestido em microfibra DINAMICA e pespontos contrastantes de cor cinza, com a inscrição Edition e uma marca na cor pérola prata, localizada na posição das doze horas.

A AMG equipou ainda este automóvel com o pack AMG Interior Night, caracterizado pelos raios do volante, patilhas de mudanças e painéis das embaladeiras na cor preto. A combinação entre tons claros e escuros é ainda acentuada pelos cintos de segurança prateados e pelo revestimento cromado preto. Os apoios de cabeça do banco AMG Performance mostram também o logótipo GT Edition 50 em relevo.

Quanto ao dados mais técnicos, os Mercedes-AMG GT C Roadsters e Coupé vêm com um motor V8 de 4 litros que debitam 557 cavalos. Ambos fazem cerca de 3,5 segundos dos 0 aos 100 km/h e os consumos rondam os 11,4 litros aos 100.

Mercedes-AMG GT C Edition 50

Uma das características tecnológicas de destaque dos AMG GT é o facto de oferecerem a função
AMG Track Pace que, segundo a Mercedes, «transforma o smartphone num engenheiro pessoal de corrida», com uma app. «Os clientes poderão utilizar a app para analisar e melhorar o seu estilo de condução na pista e também para partilhar com outros condutores de modelos AMG, através das redes sociais Facebook, YouTube ou AMG Private Lounge», explica a marca.

A app para iPhone é ligada aos modelos AMG GT através de Wi-Fi e assim, o automóvel consegue mostrar um conjunto de dados ao condutor em tempo real: a velocidade, a mudança engrenada, o ângulo da direção, o tempo, a posição e a aceleração, por exemplo.

No que respeita ao preço e à disponibilidade do Mercedes-AMG GT C 50 Edition, a marca não deu qualquer indicação, mas em relação ao valor podemos avançar com um número: cerca de 200 mil euros.


Veja o vídeo no canal de YouTube do TRENDY.


Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].