Blasted Mechanism regressam com Come With Us e anunciam concerto dos trinta anos

A primeira demo dos Blasted Mechanism é de 1994, mas só em 1995 é que começaram a tocar a sério; em 1996 saía o primeiro EP. Agora, a banda tem uma nova música.

Temos de recuar até 2015/2016 para ouvir o último trabalho de originais (Egotronic) da banda formada há três décadas por Karkov e Valdjiu – destes dois, apenas o último membro continua nos Blasted Mechanism. Para encontrar o single mais recente temos de ir mais atrás: Battle of Tribes saiu em 2007.

A terminar a semana, banda lança Come With Us: «É quase um um call for action, um convite às pessoas para virem celebrar uma carreira de trinta anos», diz Valdjiu. Este é também tema que faz o preview do novo álbum da banda, caracterizado como um «projecto ambicioso». O tema já está nas principais plataformas de streaming.

Segundo Valdjiu, Come With Us é um tema que «evoca a essência dos Blasted Mechanism, com uma sonoridade enérgica que junta a electrónica a diversos elementos étnicos do mundo». O responsável pelos instrumentos bambuleco e kalachakra (“inventados” pela banda) promete ainda uma viagem “down memory lane”.

©Blasted Mechanism | Come With Us
©Blasted Mechanism |

«Os Blasted das gerações antigas vão-se aproximando [de Come With Us] e, no fim, a música absorve-os, quase que os engole. É, basicamente, um convite a honrar o nosso passado», garante Valdjiu. O porta-voz da banda diz ainda que o tema «carrega o imaginário das raves»; de resto, este é um «universo vamos querer recuperar, nos próximos tempos».

O que também está prometido para os ‘próximos tempos’ é o o «concerto especial de comemoração de trinta anos de carreira»: será em 2025, embora ainda sem uma data concreta. «Os preparativos começam agora, ao som de Come With Us, em torno do qual reúnem os fiéis rebeldes aos quais chamam família», concluem os Blasted Mechanism.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].