‘Não Sou Nada – The Nothingness Club’ é o filme com mais nomeações dos Prémios Sophia 2024

A APC revelou ainda as duas personalidades que vão ser homenageadas com o Prémio Sophia Carreira: Luís Cília (compositor) e Rui Simões (realizador).

O filme sobre Fernando Pessoa realizado por Edgar Pêra está na fila da frente para ser o campeão destes prémios do cinema português.

A Academia Portuguesa de Cinema (APC) revelou os nomeados para a edição de 2024 dos Prémios Sophia, cuja cerimónia acontece a 26 de Maio no Casino Estoril. Com o tema ‘Cinema é Liberdade’, esta será mais uma forma de assinalar os cinquenta anos do 25 de Abril.

‘Não Sou Nada – The Nothingness Club’ é o campeão das nomeações – o filme de Edgar Pêra sobre Fernando Pessoa tem quinze indicações, entre estas, as de ‘Melhor Filme’, ‘Melhor Realização’, ‘Melhor Argumento Original’, ‘Melhor Actor Principal’ e ainda duas na categoria de ‘Melhor Actor Secundário’ – Albano Jerónimo e Victor Correia.

No ranking das nomeações segue-se Great Yarmouth – Provisional Figures, de Marco Martins, com treze, também em todas as principais categorias. Nação Valente (Carlos Conceição) e Mal Viver (de João Canijo, que foi o filme escolhido pela APC para representar Portugal nos Óscares) fecham o grupo dos principais nomeados com dez e oito indicações.

A APC revelou ainda as duas personalidades que vão ser homenageadas com o Prémio Sophia Carreira: Luís Cília (compositor) e Rui Simões (realizador); e os vencedores de quatro prémios: O Som e a Música no Cinema Português (Arte & Técnica), A Noiva (Melhor Cartaz), O Último Animal (Melhor Trailer) e Cerrar Los Ojos (Melhor Filme Europeu).

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].