Amadora Jazz regressa em Maio para quatro dias de concertos com JĂșlio Resende e David Murray Quartet

A 12.ÂȘ edição deste festival conta ainda com um dia em que se vĂŁo assinalar duas efemĂ©rides: o nascimento de LuĂ­s Villas-Boas e o primeiro concerto de jazz de grupo estrangeiro em Portugal.

©Maria Cardoso Lourenço | Julio Resende
©Maria Cardoso Lourenço

Este ano, inserido nas celebraçÔes dos cinquenta anos do 25 de Abril, o Amadora Jazz tem cinco concertos divididos por trĂȘs salas.

David Murray Quartet e JĂșlio Resende, com o projecto Fado Jazz, sĂŁo os cabeças de cartaz da 12.ÂȘ edição do Amadora Jazz. Este ano, o festival acontece entre 9 e 12 de Maio; como Ă© habitual, os concertos passam por trĂȘs salas Recreios da Amadora, Cineteatro D. JoĂŁo V (Damaia) e o AuditĂłrio de Alfornelos.

Este ano, o Amadora Jazz decorre em linha com duas celebraçÔes: os cinquenta anos do 25 de Abril e a comemoração dos cem anos de Luis Villas-Boas; segundo a organização, o objectivo passou pela aposta na «diversificação da oferta e na qualidade» dos mĂșsicos e o programa «reflecte o legado de Abril».

AlĂ©m de David Murray Quartet e JĂșlio Resende (na foto), o Amadora Jazz vai ainda receber Isabel Rato Quinteto, Lokomotiv (de Carlos Barretto, MĂĄrio Delgado, JosĂ© Salgueiro e Ricardo Toscano) e o habitual concerto gratuito do projecto GeraJazz. O programa completo estĂĄ aqui.

©Amadora Jazz | Cartaz
©Amadora Jazz

A 12.ÂȘ edição deste festival conta ainda com um dia em que se vĂŁo assinalar duas efemĂ©rides: o nascimento de LuĂ­s Villas-Boas e o primeiro concerto de jazz de grupo estrangeiro em Portugal, a Pan-American Ragtime Band. SerĂĄ a 11 de Maio no Cineteatro D. JoĂŁo V, com entrada gratuita.

Este programa começa Ă s 16 horas com a inauguração da exposição de pintura ‘100 Anos de Jazz em Portugal (do artista plĂĄstico Xico Fran); Ă s 16:30 hĂĄ a apresentação do livro ‘LuĂ­s Villas-Boas, o Pai do Jazz em Portugal, de JoĂŁo Moreira dos Santos; o dia acaba com a actuação do sexteto Syncopators.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrĂŁ tĂĄctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo PaĂ­s em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].