Cientistas dão nome de Van Gogh a uma osga

Esta nova osga apresenta um «dimorfismo sexual» que faz com o corpo fique com um padrão que faz lembrar o quadro 'Noite Estrelada'.

©Akshay Khandekar | Van Gogh
©Akshay Khandekar

O quadro Sterrennacht (Starry Night, Noite Estrelada) de Van Gogh é um dos mais famosos e reproduzidos do mundo – e, agora, foi associado a uma nova espécie de réptil, descoberta na Índia, em 2022. Contudo, só agora é que os investigadores publicaram os resultados da sua pesquisa.

Esta nova osga apresenta um «dimorfismo sexual» que se reflecte em «pontos azul-acinzentados no corpo e na cabeça, bem como numa pitada de amarelo que se desvanece do pescoço para baixo», pode ler-se na descrição do réptil. É este padrão que faz com que se pareça com o Sterrennacht, pelo que foi baptizada com o nome científico ‘Cnemaspis Vangoghi’ (algo como ‘lagartixa anã estrelada de Van Gogh’).

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].