A Noite Estrelada de Van Gogh já tem uma versão LEGO com um set tridimensional

©LEGO
©LEGO

Do LEGO Ideas não vêm apenas automóveis, casas e personagens de banda-desenhada. A prova disso é este quadro: uma Noite Estrelada, não para pintar, mas para montar às peças.

A pintura Noite Estrelada (De Sterrennacht) de Van Gogh é o mais recente projecto a sair do programa LEGO Ideas, em que os fãs submetem ideias que depois são votadas para se tornarem sets reais.

Proposto por Truman Cheng, o set A Noite Estrelada foi submetida na plataforma LEGO Ideas em Junho de 2020 e chegou aos dez mil votos da comunidade três meses depois, em Agosto. Contudo, só a 4 de Fevereiro de 2022 é que foi aprovado para produção.

A LEGO aprimorou a ideia e criou o set final em parceria com o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA), onde está exposto o quadro original. Quando chegar às lojas, os fãs vão poder montar uma moldura e a pintura com elementos tridimensionais: ou seja, não será um set plano, como os quadros de Star Wars ou da Marvel, por exemplo.

©LEGO
©LEGO | As casas da pintura original “saltam” da pintura na versão LEGO; a minifigura de Van Gogh pode ser colocada num “braço”, montado no quadro.

Além do set principal, a caixa inclui uma minifigura de Van Gogh «com pincel, paleta, cavalete e uma minipintura da Noite Estrelada impressa num tile», diz a LEGO, que pode ser montada no quadro, com recurso a um “braço”.

O set LEGO Ideas Van Gogh – A Noite Estrelada (2316 peças, 38 x 28 x 12 cm) fica primeiro disponível para os membros VIP e do MoMA, a 25 de Maio; só no dia 1 de Junho é que chega às lojas e fica disponível para o resto do público. O PVP é de 169,99 euros.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].