50 Top Pizza: há duas pizzarias portuguesas (Lisboa e Algarve) entre as melhores cinquenta da Europa

©Aurelien Lemasson-Theobald
©Aurelien Lemasson-Theobald

A competição 50 Top Pizza, organizada pelo LSDM, colocou duas pizzarias nacionais entre as melhores da Europa – ficaram em 16.º e 49.º lugar.

Arte Bianca (Algarve) e Forno D’Oro (Lisboa) são as duas únicas pizzarias de Portugal na lista das cinquenta melhores da Europa, em 2022, segundo o ranking 50 Top Pizza.

Esta lista, criada pelo LSDM (um congresso dedicado à promoção da mozzarella di bufala e dos produtos de origem italiana) tem o Forno D’Oro em 16.º lugar (subiu quatro lugares em relação a 2021) e a Arte Bianca em 49.º. ou seja, no penúltimo posto.

©Tanka Sapkota
©Tanka Sapkota | O chef do Forno D’Oro é nepalês e está em Portugal há 26 anos.

O Forno D’Oro, em Lisboa, tem o chef Tanka Sapkota à frente da cozinha. Segundo o 50 Top Pizza, o restaurante tem «pizzas clássicas cozidas de forma perfeita» e feitas com «grande atenção dada à selecção de matérias-primas, compradas a produtores locais».

A Arte Bianca (o pizzaiolo é Emmanuele Zingale) tem três restaurantes no Algarve, todos na zona do Barlavento: duas em Aljezur – uma delas na Arrifana – e outra em Sagres, na zona dos bares.

©Arte Bianca
©Arte Bianca | O pizzaiolo Emmanuele Zingale é o cérebro por trás dos restaurantes algarvios.

Para o 50 Top Pizza, os proprietários, italianos, «são muito cuidadosos na selecção dos ingredientes»; o resultado é uma pizza com uma «forma napolitana, mas com uma massa estaladiça e ao estilo romano».

A melhor pizzaria da Europa, segundo este ranking, fica em Paris: é a Pepe, do pizzaiolo Giuseppe Cutraro; em segundo lugar está a Fratelli Figurato (Madrid) e, em terceiro, a 50 Kalò London (Londres).

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].