A Seita é a nova experiência imersiva do Projecto Casa Assombrada que nos vai «aproximar do Inferno»

Aqui, o público pode «deslocar-se livremente entre os diferentes cenários e seguir as personagens que quiser, mergulhando no espaço de cena».

©Teatro Reflexo | A Seita
©Teatro Reflexo

Seis meses depois de Crime no Cinema, Michel Simeão e o Teatro Reflexo estão de volta com um novo espectáculo de terror imersivo, que promete uma experiência «sem precedentes».

«Em 2020, durante a pandemia, um grupo de adoradores do diabo ocupou um edifício isolado onde se encontram até aos dias de hoje. O convite para criar esta comunidade partiu de Helena, figura central de um culto satânico difundido nas redes sociais».

Este é o ponto de partida para A Seita, a próxima experiência de teatro imersivo criada por Michel Simeão (Teatro Reflexo e Projecto Casa Assombrada), que toma conta da Escola Agrícola D. Dinis, na Paiã (Pontinha, Lisboa).

«A Seita estreia um novo formato de terror psicológico, intrigante e profundo, que promete despertar os demónios que habitam no nosso íntimo. O verdadeiro inferno, evocado numa experiência inquietante que desafia os limites emocionais e psicológicos do público» promete Michel Simeão.

Aqui, e como tem sido habitual nas experiências imersivas deste colectivo, o conceito passa pela interacção com as personagens, que conversam também entre si. Contudo, e ao contrário do que tem acontecido, vamos poder andar livremente pelos espaços onde decorre a acção – oito, ao todo.

©Teatro Reflexo | Margarida Moreira
©Teatro Reflexo | Margarida Moreira é Helena, a protagonista desta história de terror.

«O público pode deslocar-se livremente entre os diferentes cenários e seguir as personagens que quiser, mergulhando no espaço de cena. Trata-se de uma experiência completa, indicada para espectadores mais participativos que ambicionem fazer parte da narrativa, assim como para os mais reservados que prefiram testemunhar o terror em primeira mão sem participarem na ação. Cabe a cada um escolher até onde quer ir e se quer responder ao desafio», explica Michel Simeão.

Do elenco, fazem parte actores que tem participado noutras criações de Michel Simeão: Francisco Beatriz, Marco Augusto, Marta Neto, Maria Camões e Rita Ruaz (Crime no Cinema); Margarida Moreira (Corredor Horror); Miguel Mateus (A Gala, Internato); Mónica Pedroto e Ricardo Denzel.

A Seita estreia no dia 10 de Maio e tem sessões apenas à Sexta e ao Sábado, em três horários 20, 21:30 e 23 horas; a duração é de setenta minutos e os bilhetes custam 23 euros.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].