RTP vai estrear a primeira série portuguesa apresentada no Festival de Cinema de Berlim (vídeo)

Sul RTP
Sul RTP

Chama-se Sul e chega à programação da RTP no final do mês. A história segue a vida de Humberto, um inspector da Polícia Judiciária que está a investigar mortes suspeitas no Tejo.

Aquela que foi a primeira série portuguesa a ter honras de estreia na Berlinale (Festival Internacional de Cinema de Berlim) acaba de ganhar data de estreia na RTP.

Sul estreia no final de Setembro e é realizada por Ivo M. Ferreira, o responsável por Cartas de Guerra, o vencedor do prémio Sophia para melhor filme português em 2017.

Esta série tem nove episódios e conta com Adriano Luz, Jani Zhao, Margarida Vila-Nova, Beatriz Batarda, Afonso Pimentel, Nuno Lopes e Miguel Guilherme, nos principais papéis.

Ao longo destes nove capítulos vamos acompanhar a investigação de um conjunto de mortes suspeitas no Rio Tejo feita por um inspector da Polícia Judiciária (Humberto, Adriano Luz), «niilista e socialmente incapaz»; a acção decorre durante o período de crise económica e social por que Portugal passou no tempo da Troika.

Com produção da Arquipélago Filmes, com co-autoria de Edgar Medina e de Guilherme Mendonça (Rui Cardoso Martins também participou no argumento), Sul conta ainda com uma banda sonora original criada pelos Dead Combo. A estreia está marcada para dia 28 de Setembro (Sábado) às 21 horas, na RTP.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].