Nos Cinemas ©ScreenX
Nos Cinemas ©ScreenX

NOS estreia ecrã de cinema de 270 graus no NorteShopping que se prolonga até às paredes laterais da sala

O NorteShopping, em Matosinhos, é o primeiro centro comercial português a ter uma sala de cinema com o conceito Screen X. Mas não é tudo: há ainda o NOS XVision, que promete mais imersividade.

A estreia está marcada para dia 19 de Dezembro, o mesmo dia em que Star Wars: The Rise of Skywalker chega aos cinemas. É neste dia, às 18:45 que a NOS vai inaugurar as suas novas salas ScreenX e XVision, ambas com «sessões-surpresa» e gratuitas.

Apesar de ser neste dia que o mais recente Star Wars chega aos cinemas, não é provável que, pelo menos a sala com o conceito ScreenX (criado pela empresa sul-coreana com o mesmo nome) passe este filme, uma vez que os conteúdos, segundo a Nos, têm de ser feitos em exclusivo para o ecrã de 270 graus.

NOS XVision promete efeitos sonoros puros e imersivos

Este ecrã destaca-se dos convencionais por, além de ocupar a parte frontal da sala, ser estendido também a uma parte das paredes laterais do cinema. O resultado, segundo a Nos, faz com que o «espectador fique totalmente imersivo no filme».

Juntamente com a sala ScreenX (vídeo em baixo) chega também a XVision, onde a NOS tem um «ecrã de grandes dimensões e efeitos sonoros puros, imersivos e espaciais de elevada qualidade». Aqui, a projecção dos filmes em feita a laser, com tecnologia HDR (high dynamic range) que, basicamente, dá cores mais vivas e texturas mais definidas à imagem.

Zona de restauração junta-se ao novos cinemas NOS

As duas novas salas ScreenX e XVision do NorteShopping fazem parte do novo complexo de cinema da NOS que, ao todo, tem nove salas (2286 lugares, seis delas com zonas premium/VIP) com «sistemas de projecção a laser, som Dolby Atmos e cadeiras e poltronas de elevado conforto».

Finalmente, o conceito do espaço fica completo com a nova zona de entrada para os cinemas, a NOS Lounge, um espaço com 192 lugares que tem disponível um «serviço de refeições diferenciador», além da oferta tradicional de pipocas e refrigerantes.

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].