Especial Black Friday: 7 gadgets para começar já a fazer as compras de Natal

A Black Friday, a 23 de Novembro, é o pontapé de saída para a época do Natal. O TRENDY reuniu sete gadgets para todos os gostos que pode incluir no seu carrinho de compras.

Os gadgets são das prendas mais apetecíveis que qualquer pessoa pode receber no Natal. E, para ajudar a comprar algumas coisas a preços mais reduzidos, entra em cena a Black Friday.

Fique com as nossas sugestões para a época de compras com os preços mais baixos do ano. Tenha estes gadgets debaixo de olho, para que no dia 23 de Novembro logo o “alvo” sem hesitações.

Energy Music Box 7+

Há muito que as colunas de som deixaram de ser apenas acessórios que se ligam ao smartphone, tablet ou computador por Bluetooth para reproduzir música. A marca espanhola Energy Sistem continua a abastecer-nos com algumas das suas melhores opções neste campo e é bem visível o esforça da marca em dar-nos muito mais que uma coluna e som tradicional.

Além de ter um design que mistura detalhes contemporâneos com retro (fica muito bem ao pé de um iMac, devido à grelha em alumínio e aos detalhes em preto), além da ligação Bluetooth podemos ouvir rádio, ligar um dispositivo por jack de 3,5mm e até usar um cartão microSD com músicas para não gastarmos a bateria do smartphone.

A Energy Music Box 7+ tem 20 W e som que sai dos seus dois altifalantes dinâmicos, a 360 graus, tem boa qualidade e serve perfeitamente para acompanhar um dia de trabalho com um jazz de fundo ou dar mais potência a uma pequena festa em casa. A autonomia é de vinte horas, por isso esteja descansado se não encontrar um cabo USB a meio do dia para a carregar.
energysistem.com/pt

Nokia 8110

O “banana phone” chegou finalmente ao mercado português, depois de o termos visto em primeira mão na feira Mobile World Congress deste ano, em Barcelona.

Na altura ficámos muito curiosos com este feature phone da Nokia, que, na linha do novo 3310, recria um terminal icónico da marca, que até apareceu no filme Matrix. Na altura apenas havia uma cor, mas agora, com o amarelo e um sistema operativo que até permite instalar mais apps, como num Android ou iPhone, é que este terminal se torna interessante.

E é pouco mais que isto: o novo 8110 é giro, vai fazer voltar muitas cabeças e até pode servir para o levarmos a uma festa, funcionando como segundo telemóvel. Sem ecrã táctil, a interacção faz-se sempre pelas teclas e o ecrã dificulta muito quando queremos usar o Google Maps ou o YouTube: estas apps até parecem uma piada neste telemóvel.

Mas, no fundo, no fundo, é isso que este 8110 é: um divertimento, um gadget puro carregado de nostalgia, mas com muito pouca utilidade no dia-a-dia.
nokia.com

Rowenta Air Force 460 All-In-One

Se está farto do seu velho aspirador que tem de andar a arrastar pela casa (com aquele tubo que é tudo menos flexível) ou aqueles autónomos que batem contra os móveis todos não são para si, há sempre uma esperança.

Neste caso é o vertical da Rowenta com nome de avião presidencial dos EUA. À primeira vista, parece uma daquelas maquinetas que os funcionários da câmara usam para limpar as folhas dos passeios, mas aqui o conceito é exactamente o contrário, como é óbvio: aspirar coisas para um “tambor” que nem precisa de saco.

Na caixa vêm vários adaptadores, incluindo um para rodapés e outro em Delta para os cantos, além de três escovas, inclusive uma para tecidos. Mas o mais interessante é mesmo o Air Force 460 ser uma espécie de extensão do braço, o que torna a tarefa de aspirar uma casa muito mais “interessante”. E rápida, já agora.
rowenta.pt

Wiko View 2 Plus

O low-cost Wiko View 2 Plus é um terminal com um ecrã panorâmico 19:9 de 5,93 polegadas, que quase o faz passar por um dos mais recentes Samsung Galaxy – “apenas” falta o vidro curvo nas laterais.

Com 4GB de RAM e um Snapdragon 450 octa-core e 64 GB de armazenamento (pedia-se mais um pouco, mas podemos usar cartões microSD até 256 GB), o View 2 Plus custa 199 euros – temos aqui um dos melhores terminais Android à venda em Portugal nesta gama de preços

Além do desempenho do sistema, muito fluído e rápido, este smartphone com Android Oreo 8.1 também não desilude no campo da fotografia, onde a sua câmara traseira Sony IMX486 de 12 MP de lente dupla nos dá resultados muito aceitáveis e que não ficam muito atrás de propostas que roçam os 300 euros.
wiko.pt

Garmin Forerunner 645 Music

E se passasse a deixar o seu telemóvel a descansar em casa enquanto dá aquela corridinha matinal ou de fim de tarde? E, mesmo assim, continuar a ouvir música a partir de um relógio de fitness?

É essa a principal vantagem deste Forerunner da Garmin, um smartwatch capaz de levar cerca de 500 músicas e que se pode emparelhar com auscultadores Bluetooth. Com um sistema operativo próprio da marca (não é Android Wear), este relógio é um dos mais completos para desporto e pode ser usado desde a corrida à natação.

As métricas que permite analisar são mais que muitas, incluindo a de treino anaeróbico, que reconhece exercícios de alta-intensidade.
garmin.pt

Razer Huntsman Elite

O multipremiado teclado para gaming da Razer tem layout em português e teclas mecânicas com a tecnologia Razer Opto-Mechanical onde cada tecla conta com um sensor de luz integrado para que os comandos sejam transmitidos com maior rapidez durante os jogos – ou seja, o lag acaba de desaparecer como desculpa.

Em relação ao original Huntsman, este teclado tem uma base para descansar os punhos e traz teclas multimédia que podem ser configuradas para programas em específico. Como é tradicional na Razer, o Huntsman Elite mantém a iluminação RGB e permite guardar até cinco perfis de gaming no próprio teclado.
razer.com

Ultimate Ears Megaboom 3

A terceira versão das colunas da marca comprada recentemente pela Logitech tem um som 360º e passou, não só a ser resistente a pingos de água, como também à água toda: o que queremos dizer é que pode submergir a Megaboom 3 numa piscina e continua a ouvir música.

Já agora, quando a ligar não se assuste: o som vem mesmo deste tubo de tecido que tem dois drivers de gama completa com 55 mm e mais dois radiadores passivos com o mesmo tamanho.

Mas há mais: com a app Megaboom podemos emparelhar mais de 150 colunas destas, mesmo com modelos anteriores e diferentes. Com tudo isto, esta é mesmo uma das colunas mais versáteis e poderosas que pode comprar neste momento.
ultimateears.com

Nesta lista de gadgets não incluímos os preços, pois estes valores podem variar muito de loja para loja, ainda para mais com os descontos típicos da Black Friday. A nossa sugestão é que consulte o site KuantoKusta para ter a certeza de que escolhe a opção mais barata.

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].