OFICIAL: nova versão Android chama-se Oreo

A marca de bolachas Oreo, que pertence ao Grupo Mondelez, dá o nome à versão mais recente do sistema operativo Android para smartphones.

Era um dos principais rumores apontados ao Android: qual seria o nome do seu próximo sistema operativo. Mas a surpresa não foi assim tão grande, uma vez que havia 99,999% de certezas de que o ‘O’ seria de Oreo.

Relembre-se que os sistema operativos Android recebem sempre nomes de doces e sucedem-se por ordem alfabética – só para recordar os mais recentes: L (lollipop), M (marsahmallow) e N (nougat). Contudo, esta é apenas a terceira vez que a Google vai buscar o nome de uma marca para o seu software.

A primeira foi em 2010, quando a marca foi buscar o nome Froyo (marca de iogurte gelado); contudo, aqui há quem defenda que o nome foi apenas baseado no nome deste snack e não nesta marca.

Desta forma, a segunda (ou primeira, conforme o entendimento) foi três anos depois com a nomenclatura Kit-Kat, o conhecido chocolate da Nestlé.

Agora, em 2017, o Android 8.0 recupera o nome de uma marca, neste caso o das bolachas de chocolate Oreo. Segundo Sameer Samat, gestor de produto do Android, este sistema operativo «é mais inteligente, mais rápido e mais potente do que nunca».

Uma das principais funcionalidades é a picture-in-picture, que nos permite ver duas aplicações de uma só vez. Podemos, assim, estar numa video-chamada e consultar a agenda no mesmo ecrã, sem “esconder” uma das apps.

Com o Oreo, o Android fica também mais eficiente no que respeita a energia: «O Android Oreo ajuda a minimizar a actividade em fundo nas aplicações que menos utiliza; estes limites na actividade em fundo ajuda a manter a vida da bateria mais longa», explica Sameer Samat.

O reforço na segurança do sistema para evitar ataques e apropriações indevidas do smartphone, a maior velocidade do sistema e emojis redesenhados estão, igualmente, entre as principais novidades do Android Oreo.

Para já, os primeiros smartphones a receber esta actualização são os Pixel e Nexus, equipamentos de marca própria da Google, num processo que irá decorrer ao «longo das próximas semanas», garante Sameer Samat.

Se tiver um smartphone de outra marca, vai ser preciso esperar mais um pouco: HTC, Nokia, Sony, Huawei, Samsung, LG só vão ter acesso ao Oreo para os seus telefones no final deste ano.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].