Foi no Mobile World Congress deste ano que a Mercedes mostrou o seu novo Classe A, provavelmente aquele que poderå ser o modelo mais tecnológico e avançado do mercado na sua gama.
A Tesla, marca de Elon Musk estå, neste momento, a surfar a onda da tecnologia como ninguém.
Mas as marcas tradicionais de automĂłveis prometem nĂŁo dar descanso a uma Tesla estĂĄ impedida de adormecer Ă sombra da bananeira da electricidade. A Mercedes deu o exemplo em Barcelona.
Os carros inteligentes, tal como os smartphones, deixaram a sua marca no Mobile World Congress Barcelona de 2018. Afinal, haverå algo mais móvel que um⊠automóvel?
Cada vez mais, as marcas do sector sabem que é importante estar também presentes nas feiras de tecnologia e não apenas nos salÔes tradicionais do género, como o de Paris, Genebra ou Detroit.
E a razĂŁo Ă© bastante Ăłbvia: insĂgnias como a Mercedes tambĂ©m tem de apelar aos consumidores que estĂŁo cada vez mais sedentos de novidades tecnolĂłgicas nos smartphones e que estĂŁo hoje em dia acostumados a falar para assistentes virtuais e em vez de escrever ou tocar em botĂ”es. Ou seja, a sofisticação de um automĂłvel estĂĄ muito alĂ©m do facto de ser elĂ©ctrico.
NĂŁo sabe? Pergunte Ă Mercedes!
à precisamente neste campo que a Mercedes atacou em força na edição deste ano do MWC, ao apresentar aquele que serå o primeiro assistente de voz a fazer parte de um sistema de entretenimento automóvel.
O Ask Mercedes recorre a inteligĂȘncia artificial e funciona como a Siri no iPhone. Por exemplo, este sistema vai ser especialmente importante para quem nĂŁo percebe assim tanto de automĂłveis e nĂŁo estĂĄ para ler o manual de instruçÔes.
Assim, pode perguntar ao seu automĂłvel o que significam os modos de condução como o âSport+â ou pedir instruçÔes de como emparelhar o smartphone via Bluetooth. Para jĂĄ, apenas Classe E e Classe S vĂŁo ser compatĂveis com o Ask Mercedes.
Realidade aumentada para o GPS do classe A
Além de apresentar um concept car Smart autónomo e eléctrico, a Mercedes quis também mostrar o novo Classe A, que surge agora com um ecrã a ocupar grande parte do tablier.
«A transformação é o nosso novo conceito; mas uma coisa mantém-se: os requisitos dos nossos clientes continuam a ser o ponto de partida para as inovaçÔes da Mercedes», disse Harald Rudolph, director de estratégia da Daimler.
Na apresentação do Classe A e das vĂĄrias tecnologias que a Mercedes estĂĄ a (e vai) adoptar, o mesmo responsĂĄvel abordou ainda o conceito que estĂĄ por trĂĄs da estratĂ©gia tecnolĂłgica da marca: ser o mais humana possĂvel.
«Queremos que os nossos automĂłveis se transformem, mas sempre com uma inovação centrada nas pessoas, no que Ă© ser humano. Temos de ter uma abordagem holĂstica Ă transformação e aproveitar as potencialidades da inteligĂȘncia artificial», confirmou Harald Rudolph.
No ecrã do Classe A (na realidade, são dois de sete polegadas) estå, então, integrada a nova interface digital da marca, a Mercedes-Benz User Experience (MBUX), que também tem IA, tal como os mais recentes smartphones a chegar ao mercado.
Outra das caracterĂsticas Ă© a presença de soluçÔes de realidade aumentada nos mapas do GPS integrado, que reforçam a sinalização, direcçÔes e nomes de rua, tudo com base numa cĂąmara que vai filmando o caminho Ă frente do automĂłvel. Com preços a partir dos 32 450 euros, o novo Classe A chegarĂĄ em Maio a Portugal.
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