Mercedes apresenta novo Classe A com realidade aumentada e inteligĂȘncia artificial

Mercedes Classe A
Mercedes Classe A

Foi no Mobile World Congress deste ano que a Mercedes mostrou o seu novo Classe A, provavelmente aquele que poderå ser o modelo mais tecnológico e avançado do mercado na sua gama.

A Tesla, marca de Elon Musk estå, neste momento, a surfar a onda da tecnologia como ninguém.

Mas as marcas tradicionais de automĂłveis prometem nĂŁo dar descanso a uma Tesla estĂĄ impedida de adormecer Ă  sombra da bananeira da electricidade. A Mercedes deu o exemplo em Barcelona.

Os carros inteligentes, tal como os smartphones, deixaram a sua marca no Mobile World Congress Barcelona de 2018. Afinal, haverá algo mais móvel que um
 automóvel?

Cada vez mais, as marcas do sector sabem que é importante estar também presentes nas feiras de tecnologia e não apenas nos salÔes tradicionais do género, como o de Paris, Genebra ou Detroit.

E a razão é bastante óbvia: insígnias como a Mercedes também tem de apelar aos consumidores que estão cada vez mais sedentos de novidades tecnológicas nos smartphones e que estão hoje em dia acostumados a falar para assistentes virtuais e em vez de escrever ou tocar em botÔes. Ou seja, a sofisticação de um automóvel estå muito além do facto de ser eléctrico.

Concept Car Smart EQA

NĂŁo sabe? Pergunte Ă  Mercedes!

É precisamente neste campo que a Mercedes atacou em força na edição deste ano do MWC, ao apresentar aquele que será o primeiro assistente de voz a fazer parte de um sistema de entretenimento automóvel.

O Ask Mercedes recorre a inteligĂȘncia artificial e funciona como a Siri no iPhone. Por exemplo, este sistema vai ser especialmente importante para quem nĂŁo percebe assim tanto de automĂłveis e nĂŁo estĂĄ para ler o manual de instruçÔes.

Assim, pode perguntar ao seu automĂłvel o que significam os modos de condução como o ‘Sport+’ ou pedir instruçÔes de como emparelhar o smartphone via Bluetooth. Para jĂĄ, apenas Classe E e Classe S vĂŁo ser compatĂ­veis com o Ask Mercedes.

Realidade aumentada para o GPS do classe A

Além de apresentar um concept car Smart autónomo e eléctrico, a Mercedes quis também mostrar o novo Classe A, que surge agora com um ecrã a ocupar grande parte do tablier.

«A transformação é o nosso novo conceito; mas uma coisa mantém-se: os requisitos dos nossos clientes continuam a ser o ponto de partida para as inovaçÔes da Mercedes», disse Harald Rudolph, director de estratégia da Daimler.

Na apresentação do Classe A e das vårias tecnologias que a Mercedes estå a (e vai) adoptar, o mesmo responsåvel abordou ainda o conceito que estå por trås da estratégia tecnológica da marca: ser o mais humana possível.

«Queremos que os nossos automĂłveis se transformem, mas sempre com uma inovação centrada nas pessoas, no que Ă© ser humano. Temos de ter uma abordagem holĂ­stica Ă  transformação e aproveitar as potencialidades da inteligĂȘncia artificial», confirmou Harald Rudolph.

Mercedes Classe A

Mercedes Classe A

No ecrã do Classe A (na realidade, são dois de sete polegadas) estå, então, integrada a nova interface digital da marca, a Mercedes-Benz User Experience (MBUX), que também tem IA, tal como os mais recentes smartphones a chegar ao mercado.

Outra das características é a presença de soluçÔes de realidade aumentada nos mapas do GPS integrado, que reforçam a sinalização, direcçÔes e nomes de rua, tudo com base numa cùmara que vai filmando o caminho à frente do automóvel. Com preços a partir dos 32 450 euros, o novo Classe A chegarå em Maio a Portugal.


Veja o vídeo no canal de YouTube do TRENDY.‹

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrĂŁ tĂĄctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo PaĂ­s em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].