Descobrir a Índia e a China nas férias da Páscoa

De 21 de Março a 1 de Abril, as oficinas de férias de Páscoa do Museu do Oriente levam crianças, dos 7 aos 12 anos, à Índia para celebrar o festival das cores, e à China, terra de invenções e histórias fantásticas.

Páscoa vem do hebraico e significa ‘passagem’ e de 21 a 23 de Março assinala-se a passagem do Inverno para a Primavera com a oficina A Festa da Primavera (60 euros/três dias) que dá a conhecer uma das mais importantes festividades indianas, também conhecida por festa das cores ou Holi.

Papéis e tintas em amarelo, cor-de-laranja, azul, verde e vermelho, vão servir para fazer desenhos que, depois de preenchidos com materiais coloridos, se assemelham aos tapetes que, na Índia, atraem a boa sorte: os rangolis.

De 28 a 30 de Março, a oficina O Renascer da Fénix (60 euros/três dias) é dedicada à história desta mítica ave de plumagem brilhante que, segundo a lenda, renasce das próprias cinzas. Os participantes vão procurar este ser entre as peças do Museu do Oriente e viajar entre a Ásia e a Europa, para descobrir o seu simbolismo. No final vai ser recriada uma Fénix a partir das informações encontradas.

O Fabrico do Papel (40 euros/dois dias) é o tema da oficina final destas férias de Páscoa que se realiza nos dias 31 de Março e 1 de Abril. Uma invenção que tem permitido fixar histórias e memórias. Os participantes vão usar o papel como material de construção através da técnica do origami e no final, após experimentarem diferentes tipos e texturas, vão aventurar-se no fabrico do seu próprio papel.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].