A Cozinha: um espaço para a reinvenção da cozinha tradicional

A Cozinha é o novo projecto do chef António Loureiro, vencedor da competição Cozinheiro do Ano de 2014. No seu novo espaço, em Guimarães, o chef apresente uma reinvenção da cozinha tradicional portuguesa, onde se destacam os sabores do Minho e do Douro.

Localizado no Largo do Serralho, no centro histórico de Guimarães, o espaço apresenta uma cozinha descrita como «moderna, criativa e sustentável.»

«O objectivo é projectar uma forte identidade e criar experiências altamente sensoriais, aliando o nosso receituário à cozinha de autor. Teremos por isso dois momentos diferentes: ao almoço, pratos de forte ligação ao passado, com inovação e equilíbrio; ao jantar, propostas de maior criatividade, em sintonia com a cozinha portuguesa contemporânea, num estilo mais europeu», explica António Loureiro.

O restaurante, que conta com dois pisos, tem capacidade para cerca de 40 pessoas. A decoração junta elementos mais clássicos, como madeiras e mosaicos, com mobiliário mais minimalista.

À semelhança daquilo que tem vindo a ser aposta em muitos restaurantes do segmento, A Cozinha vai ter mesmo vista para uma das cozinhas. A ideia é que este espaço possa ser utilizado para workshops e live cooking.

Como não poderia deixar de ser, o segmento vínico do restaurante dá destaque à região dos Vinhos Verdes e do Douro. No entanto, não são esquecidos os vinhos do Alentejo, da Bairrada ou do Dão. O preço médio apontado para uma refeição desta cozinha de autor é de 35 euros.

Sonha ter um walk in closet desde pequenina, mas enquanto isso não acontece, contenta-se a coleccionar maquilhagem e anéis. Não consegue resistir a uma boa sobremesa e a um belo livro. Passa a vida a ouvir música e tem uma lista de todos os concertos que já viu.