Tsukiji Paulo Morais

Depois do Kanazawa, Paulo Morais aventura-se num restaurante de peixe e marisco: conheça o Tsukiji

por • 6 Junho, 2019 • RestaurantesComentários fechados em Depois do Kanazawa, Paulo Morais aventura-se num restaurante de peixe e marisco: conheça o Tsukiji906

O conhecido chef do Kanazawa, um restaurante japonês que funciona à porta fechada, abriu um novo espaço onde promete servir o «melhor peixe e marisco nas suas formas mais criativas».

Depois de ter dado consolidado o conceito do Kanazawa, Paulo Morais tem agora um restaurante de porta aberta ao público, na zona de Belém, relativamente perto do seu outro espaço.

O Tsukiji foca-se no peixe e no marisco com uma banca onde vai ser possível encontrar peixe-galo, tamboril, garoupa, pargo, pregado linguado, carabineiros, ouriços do mar, lagostas ou camarões, sempre trabalhados de forma criativa. No entanto, o sushi e a carne Wagyu também não deixam de marcar presença na carta do Tsukiji, a que se junta também o ramen e o ceviche.

Tsukiji

Além da escolha à la carte, o Tsukiji (que também é o nome do «maior mercado de peixe do Mundo», no Japão, lembra Paulo Morais) o chef sugere o menu degustação, «composto por cinco momentos diferentes, a partir de um peixe escolhido» pelo cliente.

Este menu pode começar com uma uma sopa de peixe com a cabeça do mesmo. Depois, podemos comer peças de sushi, filetes, peixe grelhado, e uma «entrada de escamas fritas, transformadas em pipocas». Uma das ideias do Tsukiji é, precisamente, «aproveitar integralmente o peixe, trabalhando-o da barbatana à escama, da cabeça à cauda».

Além da sala do restaurante, para refeições, Tsukiji tem ainda um wine & sake bar, onde podemos beber um copo ao fim do dia, num after-work, ou enquanto esperamos por uma mesa. À nossa espera estão «mais de cem as referências de vinho nacional e cerca de vinte sakes».

Em relação à decoração, Paulo Morais optou pelas madeiras, pelos mármores, tons dourados/cobre e pelos tons cinza e azuis, com «motivos marítimos como cordas e escamas de peixe» – o responsável foi Tiago Rodrigues. Na equipa, além de Paulo Morais estão ainda o chefe de sala Rui Teixeira e a chef pasteleira Miyuki Kano.

Para Junho está ainda prevista uma esplanada «com vista privilegiada para o Mosteiro dos Jerónimos» (o espaço fica mesmo na Rua dos Jerónimos, 12), que vai ter entre trinta a quarenta lugares. Para reservas, pode usar o número de telefone 963 209 315.

Tsukiji Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish