Carne e peixe não combinam? Palácio Chiado junta leitão e polvo num prato inspirado em obras de arte

Palácio Chiado Leitão Polvo
Palácio Chiado Leitão Polvo

Na verdade combinam e, exemplo disso, é a Carne de Porco à Alentejana ou a Paella. Nos EUA chamam-lhe Surf and Turf e agora é o Palácio Chiado que re-inventa esta combinação, com um toque artístico.

Um leitão e um polvo entram num bar. Esta podia ser muito bem o princípio desta história contada por Manuel Bóia, o curador gastronómico do Palácio Chiado.

O chef inspirou-se na exposição que está no espaço até 28 de Abril, da designer gráfica Filipa Jacinto, cujo estilo está muito ligado à tipografia, e criou o prato Pa.la.vra, que junta polvo e leitão, dois ingredientes com «presença assídua» na gastronomia portuguesa, lembra Manuel Bóia.

A combinação entre proteínas do mar e da terra apresenta-se na mesa com barriga de leitão assado, chutney de cebola roxa, polvo confitado em azeite e alho, finalizado com puré de batata doce. O preço deste prato é de 27,50 euros.

«Assim como o prato, a exposição promete despertar sensações, provocar emoções e desencadear reflexões», explica Manuel Bóia. As reservas no Palácio Chiado podem ser feitas pelo telefone 210 101 184.

Palácio Chiado Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].