Marlene Vieira Patanisca

Já sabemos qual é a melhor patanisca de Lisboa: para a comer temos de ir ao Mercado da Ribeira

por • 10 Abril, 2019 • TendênciasComentários fechados em Já sabemos qual é a melhor patanisca de Lisboa: para a comer temos de ir ao Mercado da Ribeira918

O Cais do Sodré, com as suas históricas tascas que hoje em dia se misturam com restaurantes de chefs reconhecidos, é o berço da Melhor Patanisca Lisboeta. Marlene Vieira foi a vencedora do prémio.

Já sabemos onde temos de ir para comer aquela que foi considerada a melhor patanisca de Lisboa de 2019. A vencedora foi a chef Marlene Vieira e o restaurante que a serve é o seu homónimo, que fica no Mercado da Ribeira.

O prémio da melhor patanisca da capital foi dado na edição deste ano do festival gastronómico Peixe em Lisboa está a decorrer até 14 de Abril no Pavilhão Carlos Lopes.

Juntamente com o restaurante de Marlene Vieira no Mercado da Ribeira, no grupo de finalistas estavam espaços como a Taberna da Rua das Flores, a Casa da Comida, o Panorama (Hotel Sheraton), D’ Bacalhau (que tinha sido o vencedor de 2018), a Casa do Bacalhau e o Sem Dúvida.

A escolha da melhor patanisca de Lisboa aconteceu pela terceira vez e é uma iniciativa do gastrónomo Virgílio Gomes, que também é o responsável pelo concurso que encontra, todos os anos, o melhor pastel de nata de Lisboa.

Para chegar a uma decisão, o júri da iniciativa (onde está, por exemplo, Maria de Lurdes Modesto) faz uma prova cega de todas as pataniscas. Entre os critérios de avaliação estiveram a «crocância, a pouca gordura e o equilíbrio da massa», explica a organização.

E foi precisamente um destes argumentos que convenceu o júri: «Na tradição familiar de Marlene, era fininha, porque em casa da sua avó minhota, não havia postas altas, e portanto o bacalhau era desfiado fino. Ora isso acaba por dar crocância à patanisca», justificou Virgílio Gomes.

A patanisca de Marlene Vieira é o prato do dia todas as Sextas-Feiras, no seu food corner do Mercado da Ribeira. A chef mostrou-se contente e destacou o ingrediente “secreto”: «Fico muito feliz de, com esta patanisca, homenagear a minha avó – e contribuir para que não se perca a boa confecção das iguarias tradicionais».

Além de ter este food corner no Mercado da Ribeira (inaugurado em 2014), Marlene Vieira é ainda chef no restaurante Panorâmico (Tagus Park, em Oeiras), tem um projecto de catering em nome próprio e, em 2013, tornou-se conhecida dos portugueses com a participação no reality show Chef’s Academy, na RTP.