Portugal e Brasil em “duelo” de sabores no Festival Fartura do Mercado da Ribeira

Festival Fartura
Festival Fartura

Nos dias 16 e 17 de Novembro, o Mercado da Ribeira, em Lisboa, vai receber um festival de gastronomia que vai ser dominado por chefs portugueses e brasileiros. Vai ser uma Fartura de comida!

Galinha ao molho pardo e galinha de cabidela, moqueca da caldeirada e caldeirada de peixe, feijoada à brasileira e feijoada à transmontana são alguns dos duelos que vão subir ao “ringue” do Mercado da Ribeira.

O fim-de-semana de 16 e 17 de Novembro vai ser “quente” para os lados do Cais do Sodré, com chefs portugueses e brasileiros a “lutar” pelos melhores pratos de cada cultura.

Na zona de restauração do Mercado da Ribeira vão acontecer vários duelos culinários ao vivo, mas na verdade somos nós quem vai ganhar: os pratos feitos vão poder ser provados pelo público.

Este é o conceito do Festival Fartura, organizado por uma plataforma com o mesmo nome que tem como missão descobrir ingredientes e receitas de todos os estados do Brasil, uma “viagem” que começou em 2012.

Em 2018, a Fartura saltou para Portugal e desde Maio que tem andado pelo País a fazer uma «expedição gastronómica», como diz Teresa Vivas, curadora do Festival.

Para Rodrigo Ferraz, o Fartura serve encontrar pontos em comum entre as duas culturas gastronómicas: «A ideia de ir para Portugal é estreitar os laços com as nossas origens e descobrir em quais elementos o Brasil se apropriou da culinária portuguesa e vice-versa».

O Festival vai ter showcookings, mas também vai ser possível assistir a conversas com os chefs (inscrições em farturabrasil.com.br) e fazer degustações de ingredientes portugueses e brasileiros.

Do lado do Brasil, estão Ariani Malouf, Bel Coelho, Caetano Sobrinho, Carlos Kristensen e Ivan Prado, que representam , cada um, o seu estado de origem: Mato Grosso, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pará e Ceará, respectivamente.

A representar Portugal temos Ana Moura, Hugo Brito (Boi-Cavalo), João Rodrigues (Altis Belém Hotel & Spa) e os conhecidos Vitor Sobral e Justa Nobre.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].