Depois da Peixaria e da Tasca, Vítor Sobral abre a Padaria da Esquina em Lisboa

Padaria da Esquina
Padaria da Esquina

O “homem das esquinas”, que já tinha aberto uma Padaria destas no Brasil, inaugurou esta semana a sua primeira loja, com este conceito, em Lisboa.

Com a ajuda do mestre padeiro Mário Rolando, Vítor Sobral trouxe a Padaria da Esquina do Brasil para Portugal – a loja de São Paulo abriu em 2016.

O conceito ‘da Esquina’ chega a Portugal às padarias, depois de já ser o nome de uma Taberna e de uma Tasca (também na cidade brasileira), de uma Cervejaria que depois se transformou em Peixaria.

Curiosamente, a Padaria da Esquina fica no mesmo bairro que o restaurante Tasca da Esquina, que abriu no princípio deste ano: Campo de Ourique.

Enquanto a Tasca da Esquina fica na Rua Domingos Sequeira, a Padaria da Esquina está de portas abertas na Rua Coelho da Rocha, a cerca de 400 metros uma da outra.

Este novo espaço tem, segundo Vítor Sobral, um «ar de mercearia antiga», uma criação da empresa de arquitectura e decoração, Coromotto.

Nas prateleiras estão «diferentes variedades de pão feitas a partir de massa-mãe, um fermento natural que respeita a verdadeira natureza do pão, e o sabor do que comíamos em Portugal no tempo das nossas avós», diz o chef.

Assim, temos broa de milho, pão branco de cabeça, pão escuro, pão redondo, pão rústico, pão alentejano ou trigamilho.

Na base deste projecto está a missão de fazer «pão rústico, recorrendo à tecnologia». Vítor Sobral garante que os ingredientes usados são «100% orgânicos e naturais» e que os «produtos são portugueses, de pequenos produtores».

O pão é feito noutra “esquina”: a Oficina da Esquina, onde o «mestre Mário Rolando está ao comando de uma equipa de jovens artesãos».

Mas nem só de pão vive esta nova Padaria da Esquina de Vítor Sobral. Há sumos naturais, charcutaria, queijaria, uma zona de mercearia e vinho, «sendo também opção para refeições ligeiras», conclui o chef.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].