justa nobre

Margão apresenta novos sabores para 2014 com a chef Justa Nobre

por • 20 Fevereiro, 2014 • Reportagem Trendy 📷, RestaurantesComentários fechados em Margão apresenta novos sabores para 2014 com a chef Justa Nobre2159

Foi no restaurante O Nobre em Lisboa (mesmo por trás do Campo Pequeno) que a Margão apresentou as novas tendências de sabores de especiarias para 2014.

Esta foi ainda a altura para que a marca gastronómica anunciasse a chef Justa Nobre como a cara da Margão para este ano. O evento de apresentação foi ainda coroado com um almoço onde a chef confeccionou pratos com o uso das novas especiarias Margão.

Justa Nobre recebeu os jornalistas e os directores da Margão, Carlos Antunes (director-geral Ibéria da McCormick) e Pedro Gomes (responsável pelas áreas de vendas e marketing), num almoço que serviu de apresentação das novas tendências de sabores para 2014.

Pedro Gomes anunciou que, para este ano, vai haver uma «obsessão pelas malaguetas, pelas massalas» e adopção de um tipo de «culinária compacta e inteligente com robots de cozinha». O mesmo responsável identificou ainda a cozinha mexicana e o encanto pelo Brasil como sabores dominantes neste ano.

A McCormick (grupo internacional que detém a Margão em Portugal) anunciou ainda uma campanha onde as pessoas são convidadas a partilhar uma receita ou uma história onde esteja envolvida culinária – por cada partilha, a McCormick vai doar 1 dólar à ONG United Way. Esta campanha chama-se ‘Flavor of Togheter’.

Pratos O Nobre

Em cima da mesa do almoço no Nobre, a Margão colocou as cinco especiarias/ingredientes que devem marcar 2014 em termos de sabores e aromas. Foi possível ver e sentir o cheiro agradável das especiarias: um pimento peruano aji amarillo, kashmin massala, chás e molho channoy.

A chef Justa Nobre aceitou o desafio e justificou a sua decisão em entrevista ao Trendy: «Gosto muito de cozinhar com ervas e especiarias para evitar o sal. O prato é aquilo que queremos fazer dele, é uma viagem.

Justa Nobre confessa-se admiradora de especiarias e por vezes mistura «ervas de peixe na carne e vice-versa para inovar». A chef deixa ainda um conselho a quem quiser passar a usar mais estes condimentos em vez do sal: «Podemos variar na qualidade mas não exagerar na quantidade. As boas especiarias devem ser doseadas em pequenas quantidades. É como acontece com os bons perfumes».

As especiarias são, segundo Justa Nobre, uma forma de dar novos sabores à mesma comida: «Com especiarias, podemos comer um bife de muitas maneiras diferentes».

Em relação ao pratos apresentados no Nobre, durante o almoço, Justa Nobre confirmou que foi a primeira vez que foram confeccionados, em «exclusivo para esta parceria com a Margão», mas que a todo o momento podem «entrar na carta» do seu restaurante.

Pratos O Nobre

Esta aliança gastronómica com a Margão pode dar resultado a várias iniciativas ao longo de 2014, sendo que uma delas pode ser um livro com receitas que usam especiarias Margão: «Se a marca quiser fazer um cookbook especial sobre pratos com as novas especiarias, estou disponível», confessou Justa Nobre em exclusivo ao TRENDY.


Menu de apresentação das especiarias Margão – Restaurante O Nobre

Welcome: Bolinhos de Camarão com crocante de pão fresco e ervas aromáticas; Empadas de Galinha; espumante rosé

Entrada: Sopa Lagosta com laranja, anis, gengibre, salpicos de manjericão e piri-piri

Prato Principal Peixe: Tranche de Robalo corado com favinhas salteadas e molho de tomate, com cravinho da india e sprinkle de pimentos de tomate. As favas foram salteadas com cravinho e endro

Prato Principal Carne: Bochechas de Porco confitadas com puré de castanhas. O porco foi cozinhado com malagueta, pimenta, salva, tomilho e vinho tinto. «Não faço carne de porco sem tomilho», disse Justa Nobre.

Sobremesa: Doce Carmim com especiarias, hortelã, groselha e amora.

A acompanhar o café: Bombons de malagueta com recheio de côco e lima

EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish