Vítor Monteiro quer «cozinha de memórias» no Salgados Dunas Suites

O restaurante L14, do hotel Salgados Dunas Suites, tem uma nova carta de cariz mediterrânico e que «faz jus aos mais frescos produtos da região e da época».

A avó, a mãe, as viagens (a última das quais, à Roménia) e o percurso profissional de vinte anos de Vítor Monteiro foram as principais inspirações para a criação da nova carta do L14.

Vítor Monteiro, que teve a ajuda do chef João Dias e do subchef Gonçalo Almeida, explica a influência de uma destas inspirações: «Em Bucareste devido ao Inverno rigoroso, o uso da fermentação garante, entre outros, vegetais quando o frio extremo não permite o seu cultivo. Os pickles que temos na nossa carta na entrada de canelloni de couscous e frutos secos acabaram por ser influência desta experiência».

No no L14 a nova ementa contempla seis opções de entradas, quatro pratos de peixe, cinco de carne e quatro sobremesas onde se inclui um Fondant de Figo.

O chef Vítor Monteiro chama a esta nova vida do L14 uma «uma cozinha de memórias, para criar memórias».

Este restaurante fica no Salgados Dunas Suites (Herdade dos Salgados, em Albufeira) e está aberto todos os dias apenas ao jantar. O horário de funcionamento é entre as 19:30 e as 22:30; o preço médio de uma refeição ronda os trinta euros.

As reservas podem ser feitas pelo email [email protected], através do telefone 289 244 850 ou da app/site The Fork. A nova carta, em PDF, pode ser descarregada aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].