Comida japonesa levanta voo a bordo dos aviões Emirates

Os voos entre o Dubai e o Japão passaram a ter uma nova opção de menu: pratos da cozinha Kaiseki na primeira classe e uma nova Bento Box para quem voar em Executiva.

Os passageiros que voarem em primeira classe nos voos da Emirates de e para o Japão podem agora experimentar as delícias tradicionais nipónicas: um refeição kaiseki, composta por várias iguarias, como aperitivos frios, um prato quente, arroz aromatizado, legumes em conserva e sopa miso.

A refeição de primeira classe da Emirates termina com uma porção de wagashi, doces tradicionais japoneses normalmente servidos com uma chávena de chá verde.

Para oferecer esta nova opção de cozinha japonesa aos passageiros dos seus voos de e para o País do Sol Nascente, a companhia aérea Emirates colaborou com a empresa gastronómica Gate Gourmet Japan.

Esta empresa tem um conceito diferente de operação, o chamado farm-to-table que garante a frescura dos ingredientes: todas as quintas que cultivam os vegetais estão localizadas a apenas um quilómetro de distância das instalações da Gate Gourmet Japan para que a qualidade não se degrade.

Na classe executiva, os sabores do Japão também marcam presença, contudo de forma mais contida: será oferecida uma Bento Box especialmente elaborada de acordo com o estilo japonês. As Bento Box são caixas de comida onde se dá, sobretudo, importância à estética de como a comida é apresentada.

Para que a experiência gastronómica japonesa seja o mais próxima da realidade possível, a Emirates colaborou ainda com o fabricante de utensílios de mesa japonês Noritake para desenvolver uma linha exclusiva de acessórios baseados no conceito ‘miyabi’ que significa ‘elegância’ ou ‘requinte’.

Os menus são servidos com uma selecção de bebidas com e sem álcool, incluindo cerveja Asahi, «apenas disponível nas rotas japonesas», ressalva a Emirates

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].