Pizzaria do Bairro abre no Chiado

A marca que ficou conhecida pelas suas pizzas à portuguesa, no Cais do Sodré, abre o seu primeiro restaurante numa das zonas mais trendy de Lisboa.

Depois de ter aberto no Cais do Sodré em 2013 e de também ter presença no food court das Amoreiras, a Pizzaria do Bairro acaba de abrir portas no Chiado, mais concretamente na Rua Nova da Trindade. Este novo restaurante ocupa o espaço que era do Bar & Bistrô Ecuador e tem setenta lugares sentados.

Mais direcionado para o grab and go, este novo Pizzaria do Bairro mantém a cozinha a cargo do pizzaiolo Giulian Fetahu. Além disso, o restaurante conta com a consultoria do chef italiano Augusto Gemelli e o conceito conceito central da ementa «vai muito mais além das pizzas». Este espaço passa a ser, aliás, o único sítio físico de venda dos produtos que o chef Gemelli traz de Itália: mozzarella de búfala, bocconcini, treccia e burrata.

Um original hambúrguer e pratos tradicionais italianos são as grandes surpresas que encontramos neste espaço onde a decoração, em linha com os restantes espaços do grupo Vestigius, é um dos destaques: tipicamente portuguesa, tem uma horta no tecto e um painel de azulejos em tons de azul e amarelo que percorre as paredes até ao forno.

Um dos lemas da Pizzaria do Bairro é ‘partilha’. Todas as mesas têm uma tábua ao centro onde são colocados os pratos para que todas as pessoas se vão servindo. Há ainda o menu Mercado do Bairro (uma grande variedade em pequenas doses por 16,50 euros), servido apenas na mesa grande que fica logo à entrada, que pode ser pedido apenas por um mínimo de duas pessoas.

Além das pizzas à portuguesa, médias ou grandes da autoria do pizzaiolo Giulian Fetahu, a Pizzaria do Bairro serve especialidades italianas:

Burrata de Búfala com Ananás Grelhado (6 euros, dose pequena; 9 euros, dose grande);
Parmigiana de Beringela e Courgette (4 ou 6,50 euros);
Risotto de Cogumelos Bravos e Queijo Provola (8 ou 12,90 euros);
Bruschetta de Bacalhau (3,50 ou 5,50 euros);
Mini Panzerotti de Requeijão e Abóbora Grelhada (3,50 ou 6,50 euros).

«A abertura da Pizzaria do Bairro do Chiado é uma resposta às necessidades dos nossos clientes, que constantemente nos perguntavam quando é que íamos ter um espaço com lugares sentados, pela importância que os portugueses atribuem ao momento das refeições», diz Esmeralda Fetahu, uma das proprietárias do espaço.

Pizzaria-do-Bairro

Pizzaria-do-Bairro

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].