Ensaio: Volvo XC40 D3 Momentum

Volvo XC40
Volvo XC40

O automรณvel europeu do ano 2018 รฉ um dos SUV mais apetecรญveis do mercado. A Volvo tem no XC40 um grande trunfo para o pรบblico mais jovem e aventureiro.

Foi hรก quase um ano que o Volvo XC40 chegou ao mercado nacional, a proposta da marca sueca para seduzir novos clientes para a gama de automรณveis conhecida como a dos ‘compactos desportivos’ ou SUV.

Atรฉ entรฃo, a Volvo nรฃo tinha uma soluรงรฃo para quem procurasse um SUV mais pequeno, coisa que as suas concorrentes jรก tinham corrigido hรก algum tempo. Na gama da marca apenas existiam os “gigantes” XC60 e XC90, com um porte mais robusto e preรงos mais proibitivos (dos cinquenta aos mais de noventa mil euros).

Uma das primeiras vezes que pudemos ver o XC40 foi no grande ecrรฃ: o mais recente Tomb Raider (que estreou em Marรงo de 2018) mostrou-nos uma Lara Croft que, logo no princรญpio do filme, chegava ร  sede da empresa criada pelo seu pai ao volante deste SUV.

Logo aรญ foi possรญvel perceber o que a marca queria com este seu SUV compacto: mostrar-se a um pรบblico mais aventureiro e jovem. Nรฃo nos podemos esquecer de que a Volvo sempre teve uma imagem mais popular junto de um pรบblico mais velho, ou seja, ter um carro desta marca nรฃo era, de todo, uma coisa cool.

Talvez tenha sido com os modelos C30 que, pela primeira vez, vimos gente mais jovem ao volante de um Volvo e foi fรกcil perceber porquรช. Estava aqui um automรณvel compacto, com linhas arriscadas, pelo menos na traseira, o que o tornava muito mais apelativo.

Volvo XC40

Com o Volvo XC40 sentimos o mesmo: este รฉ o primeiro automรณvel da marca sueca em alguns anos que pode fazer, mais uma vez, virar a agulha no sentido de outros pรบblicos, principalmente os mais jovens – aliรกs, este รฉ um segmento de mercado para onde a Mercedes e a BMW dirigem cada vez mais as suas campanhas de marketing.

A irreverรชncia da Volvo neste XC40 vรช-se, principalmente, no facto de a marca pegar em elementos dos seus outros XC e tornรก-los mais compactos, com alteraรงรตes de design subtis, mas que resultam muito bem ร  vista.

Por exemplo, ร  frente, o XC40 tem farรณis com o ‘T’ em LED (o chamado ‘Martelo de Thor‘, o deus nรณrdico do trovรฃo) e uma grelha onde salta logo o grande emblema da Volvo. Nas laterais temos linhas bem definidas que dรฃo uma ideia forte de robustez e, na traseira, a eleveรงรฃo da linha da cintura dรก-nos uma ideia de que este SUV รฉ bem mais pequeno que os seus verdadeiros 4,4 metros.

Esta impressรฃo tira ao modelo o seu ar familiar e dรก-lhe mais aquele toque de aventureiro, o que รฉ muito bom para a identidade do automรณvel – nรฃo se esqueรงam do tal cameo com Lara Croft, em Tomb Raider, nรฃo foi por acaso.

Volvo XC40

Atrรกs, temos farรณis com um design tambรฉm compacto e que seguem o mesmo estilo boomerangue dos seus irmรฃos XC60 e XC90. Aqui era onde esperรกvamos um toque-extra de irreverรชncia, para vincar ainda mais a personalidade do conceito, mas a Volvo foi aqui, mais conservadora. Contudo, aqui, o automรณvel รฉ bastante sรณbrio, ainda que isto passe a ideia de seguranรงa e robustez, dois dos grandes predicados da marca sueca.

No seguimento das impressรตes que o XC40 nos dรก por fora, a conduรงรฃo e a experiรชncia global รฉ tudo aquilo que esperamos da Volvo: mais uma vez, seguranรงa, mas tambรฉm o conforto, o desempenho e aquilo a que jรก nos habituรกmos nos automรณveis mais recentes – tecnologia.

Esta รบltima caracterรญstica estรก centralizada num ecrรฃ vertical, a meio do habitรกculo, com nove polegadas, que funciona como um tablet, e onde podemos controlar de tudo no automรณvel, desde o ar condicionado, ao sistema multimรฉdia (compatรญvel com Apple CarPlay) e ao GPS.

O preรงo desta versรฃo que testรกmos, recheada de extras, como o pack Business Pro com o sistema de navegaรงรฃo e as colunas de som Harman/Kardon (quase 1500) euros, bateu quase nos cinquenta mil euros, mas se quiser abdicar de alguns luxos, pode comprar um XC40 por quarenta mil euros.

Depois da nossa experiรชncia com este Volvo, que incluiu uma viagem atรฉ Peniche e vรกrios circuitos urbanos, em Lisboa, fica na retina um SUV muito interessante e que รฉ, sem dรบvida, uma boa entrada no universo da marca sueca.
volvocars.com/pt | 49 396 (modelo testado) | Ficha tรฉcnica em PDF

Comeรงou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrรฃ tรกctil e praias selvagens do Alentejo. ร‰ editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo Paรญs em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].