Honda Gold Wing vai ser a primeira mota com Apple Car Play

Até qqui um exclusivo dos automóveis, o sistema tecnológico da Apple para os computadores de bordo vai chegar às motas em 2018, pela mão da Honda.

Actualmente já há dezenas de modelos e marcas de automóveis que têm integrado o sistema CarPlay nos computadores de bordo. Esta tecnologia permite fazer com que o ecrã da plataforma de info-entretenimento mostre uma interface muito semelhante à do iPhone, com várias apps disponíveis, como a de música, telefone e mapas.

Mas se num automóvel o sistema é simples de manusear, bastando tocar no ícone correspondente depois de se emparelhar o iPhone com o automóvel, na Honda Gold Wing Tour não vai ser assim tão fácil.

Desde logo, o ecrã não é táctil. Ou seja, para interferir com o CarPlay da Honda Gold Wing é preciso usar os comandos que estão ao pé do ecrã de sete polegadas, o que pode ser algo complicado.

Depois, claro, não vai poder colocar o iPhone numa dock, ao pé do guiador: a Honda diz que o smartphone vai ter de ficar numa das malas da mota, ligado por USB, ou numa zona de arrumação que fica mais à frente.

Para ouvir músicas e atender chamadas, os motards vão ainda ter de emparelhar um headset Bluetooth ou então usar um capacete que já tenha este tipo de tecnologia.

A Honda Gold Wing Tour (um modelo originalmente lançado na década de 70 dos século XX) vai chegar ao mercado em 2018 por um preço-base que deve rondar os 30 mil euros.

Honda Gold Wing CarPlay

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].