Moullinex, Capitão Fausto e Selma Uamusse sentam-se vão almoçar na Musa todos os Domingos de Maio

Musa Domingo nos Pratos
Musa Domingo nos Pratos

Depois de criar os almoços temáticos de Domingo, a cervejaria artesanal Musa tem mais uma preparada na manga: juntar bandas e artistas portugueses à mesa, para almoços musicais.

«Em Maio decidimos virar o disco e tocar diferente». É assim que a Musa anuncia os seus novos almoços temáticos: Domingo nos Pratos. A cervejaria começou a organizar almoços temáticos em Agosto: o conceito era todos os Domingos ter uma cozinha do mundo em destaque – as primeiras foram a mexicana e a libanesa.

Foi nestes almoços temáticos que se destacou a dupla (que também são marido e mulher) Leonor Godinho e Edgar Bettencourt (foto em baixo). São precisamente eles que vão ser os cozinheiros «residentes» dos novos almoços dos Domingos de Maio (5, 12, 19 e 26) na Musa, que têm um twist.

A gastronomia internacional deixa de ser a única inspiração do menu – a isto juntam-se referências gastronómicas de quatro bandas e artistas, dois deles “clientes” habituais na Musa: Moullinex e o Casal Maravila.

«Todos os menus são feitos em parceria com os artistas. Eles falam-nos um pouco da comida que mais gostam, da comida com que cresceram, da comida que fazem em casa ou guilty pleasures», explica Inês Ramalho, responsável de comunicação da Musa.

Luisa Godinho + Edgar Bettencourt Líbano Musa ©Ana Viotti

Depois, durante o almoço (sempre das 13 às 16 horas), os artistas «vão estar sempre a passar música», mas não vão dar concertos ao vivo, ou seja, será um formato de DJ set, um modelo a que a Musa recorrer quase todas as semanas, nas noites de Sexta-Feira e Sábado.

«Convidámos os artistas para virem passar o domingo à fábrica e para porem música enquanto da cozinha saem pratos por eles inspirados. Eles vão estar sentados ao pé do público, provavelmente ao pé da mesa do DJ», diz Inês Ramalho.

Dia 5 de Maio acontece o primeiro almoço desta série musical da Musa (em Marvila), com a presença de Luis Clara Gomes, aka Moullinex. O menu já está definido e Inês Ramalho revela o processo criativo da chef Leonor Godinho: «Quando ela lhe perguntou os segredos das pupilas gustativas rapidamente respondeu que não é um tradicionalista e que adora fusão».

Os chefs arriscaram e decidiram seguir aos dicas de Moullinex à letra: «Fomos à misturadora [Moullinex é uma marca de electrodomésticos] para fundir as suas referências culinárias latino-americanas (México e Colômbia) com a sua origem, Viseu.

Este é o primeiro menu a sair deste mix entre influências culinárias e musicais e vai ter totopos com dip de queijo da serra, aguachile de bacalhau, tacos de cabrito, arroz doce de lima. Os restantes vão sendo divulgados no início de cada semana.

No Domingo 12 de Maio vai ser a vez de os Capitão Fausto (que já tiveram direito a uma cerveja inspirada na banda, a Corazón) almoçarem na Musa; segue-se a cantora moçambicana Selma Uamusse e, para terminar a “primeira temporada” do Domingo nos Pratos, é o Casal Maravila (os DJ Hélio Morais e Leonor de Oliveira) que se senta à mesa com os fãs.

Musa Corazón - Capitão Fausto

Para almoçar na Musa nos Domingos de Maio tem de enviar um email para [email protected] a dizer o dia, a hora e o número de pessoas. O preço é de 15 euros e não há bebidas incluídas – um copo de cerveja half-pint na musa tem preços entre os 2,5 e os 3 euros; as pint estão entre os 4,5 e os 6,5 euros e ainda há jarros de litro a 9 euros.

Fábrica Musa Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].