Madonna: videoclip de Medellín tem hoje estreia mundial na MTV e passa em Portugal

Madonna Madame X

A passagem de Madonna por Portugal, para onde veio viver em 2017, é considerada uma das grandes influências do seu novo disco, Madame X. O primeiro vídeo, do single Medellín, é hoje revelado na MTV.

Ok, o nome da música nada tem que ver com Portugal (Medellín é uma cidade da Colômbia), nem o estilo do tema tem que ver com os ritmos nacionais: é raggaeton, também uma sonoridade mais característica da América do Sul.

Mas a verdade é que o álbum Madame X foi feito durante a passagem de Madonna por Portugal e as influências desta estada de dois anos por cá estarão presentes em alguns temas.

Relembre-se que a saída da cantora de Portugal esteve associada a uma polémica relacionada com a gravação do videoclipe de Indian Summer: Madonna queria usar um cavalo dentro da Quinta Nova de Assunção, em Sintra, mas este pedido foi negado pela Câmara Municipal.

Segundo o Correio da Manhã, Madonna terá reagido bastante mal a esta nega: «Já fiz tanto por este país e quando peço um simples favor, que iria apresentar Portugal ao mundo, a resposta é negativa».

Polémica à parte, Medellín é o primeiro single de Madame X e foi lançado no dia 17 de Abril. Precisamente depois, chega o video oficial e com direito a programa especial – MTV Presents: Madonna Live.

Este programa pode ser visto hoje a partir das 21 horas na MTV Portugal e vai ter ainda uma entrevista «sem filtros» sobre as inspirações e o método de criação de Madame X, pelo que é natural que se saibam mais alguns pormenores sobre o que levou Madonna a sair de País.

Falta dizer que Medellín é uma música que conta com a participação do cantor colombiano Maluma; em Madame X há ainda uma música comem português: uma versão de Faz Gostoso (da portuguesa Blaya) com Anitta.

Entre as outras parcerias de Madonna em Madame X estão Quavo (dos Migos) e Swae Lee (dos Rae Sremmurd). O disco já pode ser encomendado no iTunes por 9,99 euros e tem data prevista de lançamento a 14 de Junho. Para já é apenas possível comprar Medellín por 1,29 euros.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].