As novas aromáticas e microvegetais do Jumbo são plantados mesmo ao lado do hipermercado, em Sintra

Jumbo Jungle Greens
Jumbo Jungle Greens

Não é ao ar-livre, mas sim numa espécie de contentor com regra e climatização controladas. O Jumbo fez uma parceria com a Jungle Greens para plantar ervas aromáticas e vegetais mesmo ao lado do hipermercado.

Todos os dias, saem do contentor da Jungle Greens para o Jumbo de Sintra. As novas ervas aromáticas, microvegetais, alfaces e rúcula deste hipermercado do grupo Auchan nem precisam de transporte automóvel para chegar à loja, o que a marca chama ‘km zero’.

O “segredo” está num contentor com rega e climatização controladas que está no exterior do hipermercado e que produz catorze plantas comestíveis, entre aromáticas e microvegetais.

Este projecto é da responsabilidade da Jungle Greens, uma start-up portuguesa com sede em Marvila (Lisboa) que é especialista em criar hortas verticais, dentro de uma box, um método que já tínhamos visto com a CoolFram, em 2017.

A box, que em Marvila tem cerca de setenta espécies de plantas em desenvolvimento «sem recurso a pesticidas e químicos», foi replicada num contentor que está no exterior do Jumbo de Sintra.

O processo para criar estas ervas aromáticas e microvegetais envolve uma «receita criada pela start up» que envolve a optimização dos níveis de humidade, água, espectro e intensidade de luz, velocidade do ar» assim como a ajuda de «nutrientes, minerais, entre outros» elementos, explica Gilles Dreyfus, co-fundador da Jungle Greens.

Para gerir tudo o que cresce e sai da Jungle Box que está em Sintra, o hipermercado tem uma equipa que «diariamente acompanha o crescimento e bem-estar das plantas, garantindo que tudo está bem durante o processo e que estas são colocadas para venda ao público no seu estado “perfeito” de maturidade».

Além de terem uma produção «mais sustentável» (a marca fala na poupança de 90% da água usada na plantação tradicional), os vegetais que saem da box de cultivo do Jumbo vêm em «embalagens biodegradáveis, feitas de amido de milho e fibra de cana-de-açúcar, em copo de cartão».

Jungle Greens Jumbo Sintra

Jungle Greens Jumbo Sintra

No total, a Jungle Greens tem catorze produtos a serem criados e vendidos para este hipermercado: alface verde, alface vermelha e rúcula (gama ‘saladas’ por 1,49 e 1,99 euros); mostarda wasabi, mistura de mostardas, rabanete, rabanete roxo e shiso roxo (gama ‘microvegetais’ por 1,99 euros); cebolinho, coentros, manjericão verde, manjericão limão, manjericão thai e salsa (gama ‘ervas aromáticas’, por 1,99 euros).

Em relação à oferta tradicional do Jumbo neste campo, das ervas aromáticas, por exemplo, os preços das opções Jungle Greens são mais elevados, o que é estranho, uma vez que o facto de serem ‘km zero’, ou seja, de não haver transporte automóvel, deveria tornar logo o produto mais barato.

Contudo, e se virmos o preço da oferta da marca Aromáticas Vivas do Jumbo (em vaso), temos preços mais acessíveis: coentros, cebolinho, manjericão e alecrim (que a Jungle Greens não tem) são 70 cêntimos mais baratos: 1,29 euros.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].