Louvre transforma-se numa casa do Airbnb por uma noite com um quarto em forma de pirâmide

Airbnb x Louvre
Airbnb x Louvre

Para comemorar os trinta anos da pirâmide em vidro do Louvre, este museu de Paris e a Airbnb criaram uma experiência exclusiva que vai dar oportunidade a duas pessoas de “dormirem” com a Mona Lisa.

Durante uma noite, o Louvre vai tornar-se numa casa gigante da Airbnb. O museu e a app de alojamento fizeram uma parceria para permitir que duas pessoas durmam num quarto em forma de pirâmide, mesmo por baixo da estrutura da mesma forma que foi criada no Cour Napoleon.

A Pirâmide do Louvre foi uma obra encomendada pelo presidente francês François Mitterrand ao arquitecto chinês I.M. Pei em 1984 e esteve envolta em controvérsia, pelo facto de ter um design ultramoderno que chocava demasiado com o estilo clássico do Louvre.

Esta não é a única pirâmide de vidro do Louvre: na zona do átrio do museu há uma inversa que serve de clarabóia para o centro comercial subterrâneo que existe no interior.

Há ainda alguns mitos urbanos associados à Pirâmide do Louvre. Por exemplo, acreditava-se que a estrutura era composta por 666 painéis (o número de Satanás), por expressa indicação de Mitterrand. Contudo, segundo o projecto de I.M. Pei foram usados 689.

O outro grande mito relacionado com a Pirâmide foi a contada no livro Código da Vinci, de Dan Brown (que teve direito a um filme com Tom Hanks) e que mostra esta estrutura como guardiã do túmulo de Maria Madalena e o ponto final da Linha da Rosa – o Sagrado Feminino.

Histórias e teorias da conspiração à parte, o que está em causa, agora, é a oportunidade de poder dormir sob a Pirâmide do Louvre num quarto com a mesma forma e que vai ter uma cama para duas pessoas.

Isto vai acontecer no dia 30 de Abril e o vencedor (que pode levar um convidado) vão ter um tratamento especial no museu que começa com uma visita personalizada na companhia de um historiador de arte.

Depois é servido um aperitivo na sala onde está a Mona Lisa e jantar vai ser em frente à estátua de Vénus de Milo; para terminar, segue-se um «concerto acústico intimista nos luxuosos aposentos de Napoleão III», diz o Airbnb.

Airbnb x Louvre

Airbnb x Louvre

Airbnb x Louvre

Como é natural, estas experiências do Airbnb não podem ser marcadas normalmente na app, como qualquer estada. Para ter a oportunidade de passa uma noite no Louvre é preciso participar num desafio.

A inscrição deve ser feita em airbnb.com/louvre até dia 12 de abril às 22:59 (hora de Portugal) e os participantes devem responder (com um limite de 800 carcateres) a uma pergunta de forma criativa: «O que faz de si o hóspede perfeito de Mona Lisa?».

Depois, o Airbnb e o Louvre vão escolher um vencedor que terá de estar em Paris no dia 30 de Abril para ter direito ao prémio. O vencedor vai ainda ter direito a passar duas noites (antes e depois) num alojamento Airbnb em Paris.

As viagens de avião também serão oferecidas, assim como refeições em restaurantes seleccionadas pela Airbnb, nos dias em que o vencedor estiver em Paris. As regras e condições estão disponíveis aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].