Burger King tem um novo hambúrguer “impossível” sem carne, mas que sabe a carne (vídeo)

Impossible Whooper Burger
Impossible Whooper Burger

Parece carne, mas não é carne. Sabe a carne, mas não é carne. O Impossible Burger é totalmente vegetariano e começou a ser vendido nos EUA pelo Burger King, mas apenas numa cidade.

As alternativas veggie à carne, no mercado dos hambúrgueres, não enganam ninguém: sejam feitos de grão, feijão ou outro vegetal, acabam sempre por parecer e saber exactamente aquilo que são feitos: leguminosas.

Quando há uma “bloco” de soja ou de seitan a imitar carne, o sabor também não consegue enganar. Mas, agora, com a chegada do Impossible Burger, neste caso à cadeia de fast-food Burger King, há quem garanta que isto pode mudar.

A criação é da Impossible Foods, uma empresa de produtos vegetais criada em 2011 e que já trabalhava há algum tempo na criação de um hambúrguer totalmente feito com matérias-primas vegetais.

Para já, a disponibilidade do Impossible Burger (que chega à Burger King com o nome Impossible Whooper) está limitada às lojas da cadeia de fast-food da marca na cidade de St. Louis, no estado do Missouri (EUA).

O hambúrguer é servido no típico pão com sementes do Burger King com alface, tomate, cebola, pickles, maionese e ketchup. Tal como acontece com os normais hambúrgueres de carne, este também é grelhado. Quem pedir esta alternativa paga mais um dólar que o tabelado no menu para as diferentes versões do Whooper.

A diferença está mesmo nos ingredientes usados pela Impossible Foods, que faz uma rodela prensada praticamente igual a carne, mas com soja, batata, óleo de côco, óleo de girassol e um ingrediente chamado heme, que é o que faz com que este hambúrguer saiba a carne.

No total, este hambúrguer tem 19 gramas de proteína, 0% de colesterol, 14 gramas de gordura, menos de um grama de açúcar e 240 calorias (por 4 oz/113 gramas). Em comparação, um Whooper clássico do BK tem cerca de 330 calorias, 20 gramas de gordura, 6 gramas de açúcar e 45 mg de colesterol.

O heme, a que a Impossible Foods chama ‘ingrediente mágico’, é uma molécula de proteína encontrada nas plantas e nos animais que a empresa isola e fermenta «tal como numa cerveja belga». O processo pode ser visto com detalhe no site da Impossible Foods.

Para já, o Impossible Whooper vai estar apenas disponível nos EUA. Contactada pelo TRENDY, a Burger King foi clara: «Não há planos para o lançamento do Impossible Burger em Portugal».

Contudo a marca confirmou que está a «testar novas opções veggie» para adicionar ao menu e que «haverá novidades» na oferta do Burger King ainda este ano.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].