Canal de televisão das Filipinas passa Avengers: End Game pirateado… um dia depois da estreia no cinema

O canal de TV Orient Cable passou uma cópia pirata, gravada no cinema, do mais recente filme Avengers, da Marvel. Mas a emissão parou a meio depois de uma queixa na polícia.

Avengers: End Game estreou na semana passada em Portugal e em vários países do Mundo, e bateu logo vários recordes de bilheteira, desde logo o de filme que fez mais dinheiro de sempre no dia de estreia: 140 milhões de euros.

Depois, foi tamb̩m o filme que mais rapidamente chegou aos 270 milh̵es de euros Рbastaram apenas tr̻s dias e que, internacionalmente, teve a melhor estreia de sempre, ao ultrapassa mil milh̵es de euros.

Nas Filipinas, Avengers: End Game estreou a 24 de Abril e, passado um dia, já estava a dar na… televisão. Não, não se trata de nenhum acordo especial de direitos de emissão para este país asiático, mas sim de um caso de pirataria.

A cópia passou na emissão de TV da Orient Cable e é uma daquelas gravadas no cinema que costumam aparecer nos sites de torrents (downloads piratas) marcadas com a sigla TS (Theatre Screener, ou seja, ‘gravação no cinema’).

Avengers End Game Filipinas

Estas cópias são gravadas por alguém, no cinema, com uma câmara de vídeo (ou um telemóvel) apontada para um ecrã e, normalmente, costumam ter ajuda de quem gere ou controla as salas, que acaba por ser cúmplice do “pirata”.

Deverá ter sido isto que aconteceu na Filipinas: o canal de TV usou uma cópia TS de Avengers End Game e passou-a na sua emissão de dia 25 de Abril, apenas um dia depois de o filme da Marvel ter estreado nos cinemas deste país.

Contudo, a meio, e depois de uma queixa na polícia de uma rede de cinemas local, a Teatro de Dapitan, a Orient Cable parou de dar o filme e substitui-a por outro filme pirateado: Captain Barbell, uma produção filipina inspirada nos super-heróis da Marvel e da DC, de 2003.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].