Restaurante Erva apresenta carta para aquecer os dias mais frios de Inverno… a um mês da Primavera

Erva Inverno 2019 - Corvina
Erva Inverno 2019 - Corvina

No período do ano em que os dias começam a ficar mais longos e as temperaturas a subir, o restaurante Erva decidiu apresentar a sua carta de Inverno.

É verdade que, em termos técnicos, estamos em pleno Inverno, mas também não é menos certo dizer que esta é uma altura para começar a pensar em propostas gastronómicas mais… primaveris.

Mas como, provavelmente, não vamos deixar os casacos, os gorros e os cachecóis assim tão cedo, estas novas propostas do Erva acabam por não destoar assim tanto desta época do ano

Já estivemos no Erva, em Novembro de 2018, para um jantar num dia frio de Inverno (ok, era Outono, mas vocês percebem) e, aí sim, fazia todo o sentido experimentar os tais «pratos para aquecer» de que fala o restaurante, agora.

Num ambiente acolhedor e que faz jus às fotos que já tínhamos partilhado na altura em que demos a conhecer o Erva, experimentámos ainda um atendimento cuidado e atencioso, sempre preocupado em dar sugestões e a explicar que pratos combinavam melhor com vinhos e entradas.

Para começar, chegou-nos à mesa umas gambas marinadas com abacate em pele de frango crocante que acabou por ser uma combinação surpreendente, com sabores que se complementaram, com o abacate a ligar tudo muito bem.

Na entrada, sugeriu-se um bacalhau fresco com maionese de alho, picles e molho unagi e a sensação foi a mesma das gambas: ingredientes inusitados a trabalhar juntos para um resultado final óptimo e muito leve, devido à frescura do fiel amigo.

A pá de cordeiro, que entrou em cena como prato principal, acabou por ser o prato menos rico da refeição, principalmente por não ter o factor ‘wow’ dos que vieram antes – a não ser pelo tamanho muito generoso com que nos foi servida.

E este é, precisamente, um daqueles pratos que associamos ao Inverno, perfeitamente alinhado com o conceito do restaurante em elevar alguns dos clássicos da gastronomia tradicional.

Isto não significa que as novas sugestões do Erva (polvo, pregado, lebre, perdiz, porco alentejano) estejam desalinhados, mas que é estranho fazerem parte de uma carta de Inverno que deveria estar disponível no momento em que lá jantámos, não a praticamente um mês da entrada da Primavera.

Com estas novidades, o Erva não está a apresentar pequenas mudanças, mas sim uma remodelação assertiva na sua carta, onde a caça tem um papel fundamental e que estamos mais habituados a ver em menus de Outono. Aqui ficam os novos pratos:

Snacks
Cristas de Galo Capão IGP e gemada com flor de sal trufado
Choco de Setúbal com vinagrete de citrinos e óleo picante
Tartelette de lebre e maçã Bravo de Esmolfe fermentada

Entradas
Dashi de polvo seco, com ovo biológico escalfado, cogumelos, espargos brancos e bolacha de parmesão
Lula com caldo de caldeirada que simboliza massa fresca de limão, piso de coentros e poejos

Peixes
Pregado caramelizado com abóbora e nage de mexilhão
Corvina dourada com açorda de ovas, bottarga e caldo de bivalves

Carnes
Porco de raça alentejana com puré de bolota e raízes
Perdiz com abóbora, cogumelos King Oyster e óleo de salsa

Vegetariano
Cuscuz de trigo barbela com legumes assados no carvão e cogumelos

Sobremesas
Queijo e abóbora
Chocolate, amendoim e caramelo
Batata doce, maçã e gengibre

São poucos, por isso, os pratos que sobrevivem a este menu de Inverno do Erva. Curiosamente, foram apenas os pratos que nos serviram ao jantar que se mantiveram depois desta razia: gamba marinada, bacalhau das entradas e a pá de cordeiro.

A esta renovação não resistiu por exemplo, qualquer prato de peixe do menu anterior (havia polvo na brasa com pimentão e caviar de beringela ou corvina com arroz de lingueirão).

O Erva tem um bom bar logo à entrada, do lado esquerdo, onde podemos relaxar um bocado antes ou depois do jantar também tem novos cocktails, como o Hot Beer Thyme (com cerveja quente) e o Green Temptation (com caldo e ar de peixe).

Neste restaurante, lembramos que a cozinha é aberta e, na sala, dominam os tons quentes, cadeiras em cabedal castanho, madeiras e muito verde, com plantas distribuídas pelas paredes, o que cria um visual de jardins verticais.

Para visitar o Erva, tem de ir até à Avenida Columbano Bordalo Pinheiro, em Lisboa (mesmo ao lado do Corinthia Hotel), mas apenas de Quarta-feira a Domingo, em horário de almoço e jantar: das 12:30 às 15:30 e das 19:00 à 01:00. As reservas podem ser feitas pelo 217 236 313 ou pelo email [email protected].

Erva Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].