E o Ford mais rápido de sempre é…

… o novo Ford GT! Foi este o automóvel da marca norte-americana que conseguiu atingir a velocidade mais alta de todos os Ford de série fabricados até hoje.

O Ford GT uma homenagem da marca ao GT40, um automóvel de competição que venceu as 24 Horas de Le Mans de 1966. A primeira geração deste modelo foi fabricada entre 2004 e 2006 e contava com motor um V8 de 558 cavalos.

A segunda geração, esta que acaba de bater o recorde de velocidade da Ford, foi dada a conhecer em 2015 no Salão Automóvel de Detroit, numa parceria com a Xbox, devido à inclusão do automóvel no jogo Forza Horizon 3.

Desde então o automóvel tem sido usado em vários testes e a sua produção arrancou finalmente no início deste ano no Canadá. E foi neste país, mais concretamente na pista do Calabogie Motorsports Park, que a segunda geração do Ford GT atingiu a marca dos 347 km/h, o que o torna no mais rápido veículo de produção da Ford de sempre.

Ford GT 2017
A segunda geração do Ford GT, tal como aparece no jogo Forza Horizon 3, um exclusivo para Xbox One.

Este superdesportivo da Ford tira partido de um motor EcoBoost V6 bi-turbo de 3,5 litros que tem uma potência de 647 cavalos, quase mais cem que o modelo anterior.

Na pista em que atingiu a velocidade máxima, o Ford GT consegui também outra “proeza”: conseguiu completar uma volta num tempo inferior ao de um McLaren 675LT e de um Ferrari 458 Speciale – 2:09 minutos contra 2:10 do McLaren e 2:12 do Ferrari.

Data de chegada ao mercado e preços? Pois, isso ainda é um segredo que a Ford tem bem guardado. Mas há uma coisa que se sabe: a marca tem o objectivo de apenas produzir 250 unidades por ano.


Veja o vídeo no canal de YouTube do TRENDY.


Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].