Sushi com alma de Verão e vista para o mar no Sana Sesimbra

Se está à procura de um novo restaurante de sushi fora de Lisboa, mas ainda assim a uma hora de automóvel, esta sugestão do Sana Sesimbra pode vir mesmo a calhar.

Quando pensamos em praias para ir, perto da capital, Ericeira, Guincho e Costa da Caparica costumam vir no topo das preferências. No entanto, destinos como Sesimbra ou, mesmo, Tróia, são autênticas pérolas situadas de frente para o Atlântico, onde a gastronomia se une de forma harmoniosa com a paisagem.

Se o peixe grelhado ou o marisco podem ser a preferência da maioria das pessoas, há outras propostas que vale a pena ter em conta. É precisamente neste leque de alternativas que se insere o restaurante Soul Sushi, no piso térreo do Sana Sesimbra. Junto à marginal, com vista para a praia da Califórnia, este recanto com alma de verão encantou-nos com as suas propostas frescas de sushi da autoria do chef Nuno Ballesteros.

Há quinze pratos à espera dos clientes, divididos por entradas, especialidades, sashimi/naguiri e combinados. As nossas sugestões, e as que experimentámos no local depois de um convite feito pelo Sana, vão para a Tempura de Camarão Especial, quatro camarões fritos em massa japonesa acompanhada de maionese especial do chef (15 euros).

Sushi Sesimbra 3

Ainda nas entradas não será de todo de colocar de lado o Tataki Soul Sana que, por 12 euros, nos põe na mesa um tataki de espadarte acompanhado com molho de caldeirada. Das entradas fomos direitos às especialidades e das seis propostas, escolhemos duas.

A primeira foi a Soul Delice (12,50 euros), uma base de arroz envolvida de coentros, maionese japonesa, tempura de camarão regada com sweet chilli e teriyaki finalizada com cebola frita); depois, juntaram-se à nossa mesa as delícias o Gunkan Sana (10 euros), uma base de arroz com espadarte à volta braseado e, por cima, um apontamento de maionese, abacaxi e abacate com um picadinho de espadarte regado de sweet chilli.

Para quem quiser experimentar uma coisa diferentes, está sempre disponível o Gunkan Especial do Chef, criado no momento com ingredientes seleccionados por Nuno Ballesteros.

Ficámos ainda de olho no Gunkan Hot Roll (10 euros), um prato com salmão braseado, topping de pasta de salmão, maionese e sweet chilli com apontamento de uva e cebola frita, mas o nosso paladar dirigia-se agora para o sashimi e niguiri, com fatias delicadas e frescas do peixe do dia.

Sushi Sesimbra

Para terminar, a sugestão feita pelo chef levou-nos à descoberta de um combinado de fusão com dezoito peças (20 euros).

O ambiente vivido na esplanada do Sana Sesimbra mantém-se até final do Verão. Pelo tempo que está, e vai continuar a estar, ainda dará aos amantes do sushi muitas oportunidades para ir até à simpática vila de Sesimbra provar estas iguarias do mar.

A ementa do Soul Sushi é uma boa sugestão para um almoço depois de uma manhã de praia, que pode ter o seu epílogo na piscina do hotel, situada no seu fabuloso terraço panorâmico com vista para o Atlântico. Para frequentar este espaço, o que também fizemos, é preciso reservar com antecedência e pagar mais 12,50 euros.

Piscina Sana

O espaço da piscina em si pareceu-nos um pouco claustrofóbico, mas há umas zonas mais em cima onde se pode estar mais à vontade e até desfrutar dos prazeres de uma banheira de hidromassagem no exterior.

Aqui a nossa sugestão é a seguinte: ponha a piscina de lado e chegue a Sesimbra bem cedo, pelas nove horas por exemplo. Esqueça a Praia da Califórnia e dirija-se para a Marina. Ao chegar aí, continue sempre em frente até entrar numa estrada de terra batida.

Quando começar a ver carros estacionados, dois ou três minutos depois, pare também e descubra a fantástica e paradisíaca Praia do Ribeiro do Cavalo.

Ribeiro do Cavalo

Depois, quando o sol desaparecer atrás da arriba, ganhe coragem para a subida a pique de volta ao carro e lembre-se de que tem uma grande refeição de sushi à sua espera. Ainda com vista para o mar.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].