Depois da sua reabertura com nova imagem, nova carta e nova equipa, chega agora a vez de a renovação chegar ao menu de almoço do Restaurante Claro, que estará disponível de Quarta a Domingo.
A “receita” é quase sempre a mesma, cada vez que recebemos um comunicado de um restaurante a dizer que há um novo de menu de qualquer coisa. No Claro (Hotel Solar Palmeiras), a cantilena é a mesma: este novo menu é feito «com base nos mais inspiradores ingredientes do dia».
Ainda estamos para receber um press release onde nos vai ser dito que o restaurante usa ingredientes congelados ou fora de época para cozinhar os pratos que vai apresentar aos clientes à hora do almoço ou jantar…
No Claro, o menu (28 euros) foi criado pelo chef Vitor (que tem o mesmo apelido) e inclui amouse bouche, entrada, um prato principal (carne ou peixe) e sobremesa; há ainda a possibilidade de juntar ao menu a opção da harmonização com vinhos (mais 18 euros), ou seja, será indicado um vinho para acompanhar cada prato.
Apesar de Vitor Claro ser adepto da rotação dos pratos, para não estar sempre a cozinhar a mesma coisa, os clássicos do restaurante mantêm-se na carta: Bacalhau à Conde da Guarda, como o pão e focaccia caseiros (feitos todos os dias) são certinhos à mesa.
Como também não podia deixar de ser, o Claro é dominado pelos chavões do costume: uma «vista de cortar a respiração» (por acaso já lá estivemos e a vista é perfeitamente banal, para a barra do Tejo, Costa da Caparica com o Bugio lá pelo meio) e uma «cozinha tradicional, imaginativa e refinada», com um «serviço de excelência e um ambiente sóbrio e elegante».
As reservas podem ser feitas pelo número de telefone 214 414 231.