Férias em Portugal: 7 maravilhas para visitar este Verão

‘Vá para fora cá dentro’. O slogan criado pelo Ministério do Comércio e Turismo em 1995 continua actual – o País continua a ter vários destinos de excepção para férias.

Devíamos conhecer melhor o nosso País antes de visitar outros. A ideia tem lógica, mas muitas vezes somos atraídos para paragens no estrangeiro, onde o ‘tudo incluído’ e os resorts são reis.

Mas este Verão pode ser diferente: passe de ver apenas fotografias e vídeos de destinos fantásticos em Portugal para a experiência na primeira pessoa. Aqui ficam sete maravilhas nacionais como sugestões de férias!


1 – Lagoa das Sete Cidades, Açores

Lagoa das Sete Cidades
A lenda das lágrimas é repetida até à exaustão e as fotografias desta Lagoa açoriana são um dos ‘postais’ mais belos das maravilhas naturais de Portugal. Metade verde e metade azul (cores que a ciência facilmente explica), a Lagoa é circundada por vários miradouros e tem vistas de cortar a respiração.
Sugestões: experimentar o Cozido das Furnas, junto ao Parque Terra Nostra, ir dar um mergulho ao Ilhéu no Verão e passar pela Caldeira Velha.
Onde ficar: Jeirões do Mar


2 – Piscinas Naturais de Porto Moniz, Madeira

Piscinas Naturais de Porto Moniz
Continuamos pelas ilhas nacionais, desta vez com uma viagem até à Madeira e à vila de Porto Moniz. É aqui que vamos encontrar as piscinas naturais de água salgada, criadas pelas bacias naturais em rocha vulcânicas. Se apanhar um dia de Sol, prepara-se para uma experiência completa no paraíso.
Sugestões: alugue um chapéu-de-sol e estenda-se na espreguiçadeira; se tiver miúdos consigo, leve-os até às piscinas para crianças.
Onde ficar: Nature Inn


3 – Piódão, Arganil

Piódão
Terminado o périplo pelos arquipélagos da Madeira e Açores, regressamos ao continente e até à aldeia presépio de Portugal, o Piódão. Aqui, tem um destino de interior perfeito, onde a Serra do Açor convida a caminhadas e outras aventuras em comunhão com a natureza.
Sugestões: a Foz D’Égua é um local de paragem obrigatória para recarregar baterias junto a casas rústicas e uma piscina natural de águas límpidas.
Onde ficar: 12 Meses Naturalmente


4 – Termas de Luso, Mealhada

Termas de Luso
Em terra de leitão, encontramos uma das estâncias termais mais populares em Portugal, de onde até sai o nome de uma marca de águas. Este é um local para quem quer acalmar por completo e regressar ao trabalho quase a “flutuar”.
Sugestões: um passeio pela Serra de Buçaco e experimentar as experiências do Spa Termal (com as vertentes Esthetics e Acqua) e Medical Center.
Onde ficar: Quinta de Lograssol


5 – Poço do Inferno e Vale do Rossim, Serra da Estrela

Rossim
Um destino duplo no ponto mais alto de Portugal continental, com direito a ver uma das cascatas mais bonitas do País. No Rossim, fica ainda uma praia fluvial onde o tempo quente convida a um mergulho.
Sugestões: no verão não há, como é óbvio, neve na Serra da Estrela; por isso, o melhor mesmo é levar fato de banho, protector solar e toalha para se estender no Rossim.
Onde ficar: Casa Mariolas


6 – Serra de Sintra, Lisboa

Sintra
Magia. Mistério. Fantasia. Oculto. São tudo palavras do dicionário. Mas, quando aliadas a Sintra ganham outra dimensão. A serra, também conhecida por Monte da Lua, está cheia de segredos por descobrir, inclusive os que estão bem aà vista como o Palácio da Pena ou o Palácio da Vila (com as suas duas chaminés).
Sugestões: faça a estrada do Cabo e a que vai dar a Colares; visite a Quinta da Regaleira, a Capela de Nossa Senhora da Peninha e o Miradouro de Santa Eufémia. E claro, coma um travesseiro na Piriquita.
Onde ficar: Villa Mira


7 – Sagres, Algarve

Sagres
Ao contrário do que a história diz, não há qualquer evidência de ter havido uma escola naval em Sagres, criada pelo Infante D. Henrique. Mas, para compensar, há razões de sobra para visitar o lado mais selvagem do Algarve, onde há muitas praias quse desertas para visitar.
Sugestões: depois de visitar a Fortaleza de Sagres, aponte agulhas à Arrifana onde vai encontrar uma das praias mais épicas do Barlavento algarvio.
Onde ficar: Martinhal Resort Hotel

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].