Reserve uma tomada: a Mercedes está a preparar uma nova geração de automóveis eléctricos!

Chama-se EQ, representa a visão da Mercedes-Benz para o futuro da mobilidade eléctrica e, para já, conta com um concept car: um SUV coupé desportivo.

Já todos percebemos que os automóveis eléctricos vão, mais anos, menos ano, tornar-se o padrão da mobilidade sobre quatro rodas. Várias marcas já têm à venda carros deste tipo em Portugal, como a Renault, a Mitsubishi e a Opel.

A Mercedes já tem um modelo totalmente eléctrico à venda em Portugal, o Classe B Sports Tourer, cujos preços começam nos 42 900 euros.

Mas será com a insígnia EQ, estreado mundialmente no Salão Automóvel de Paris, que a marca dará o passo decisivo para a criação de veículos totalmente eléctricos. O protótipo mostrado pela marca alemã inclui dois motores com uma potência total que pode ser aumentada até 300 kW graças à «bateria expansível».

Com uma autonomia de até 500 km este novo modelo da Geração EQ será a «fusão dos quatro pilares», sublinha Dieter Zetsche, CEO da Daimler AG, onde a Mercedes quer construir a sua política automóvel para o futuro: Conectividade, Autónomo, Partilhado e Elétrico.

Apesar de o primeiro concept car ser um SUV, a Mercedes já confirmou que a «arquitectura básica» será «adequada para modelos saloon, coupé, cabriolet e outros». Também não nos podemos esquecer de que a Mercedes já vendeu por cá um Smart eléctrico e de que já participou no rallye com nove modelos do género.

No que respeita ao design, este SUV EQ tem uma «forma monolítica» e «combina os genes de um SUV com o carácter dinâmico de um coupé», acrescentando ainda uns «traços de shooting brake na traseira».

Segundo a Mercedes, este design baseado numa superfície vidrada alongada e de baixa altura «dá origem a formas musculadas» no automóvel. «O novo visual ‘eletro’ é o resultado de uma fluida transição desde o brilhante capot preto até ao teto panorâmico escurecido – um contraste excitante com a pintura prateada alubeam», conclui a marca.

A Geração EQ ainda não tem data de chegada ao mercado, mas nós acreditamos que até 2020 nos vamos poder sentar ao volante de um automóvel muito semelhante a este que pode ver no vídeo em baixo.


Veja o vídeo no canal de YouTube do TRENDY.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].