A Volvo continua a perseguir o objectivo de, até 2030, ter apenas automóveis eléctricos. O próximo será o EX90, um SUV que tem como grande argumento as tecnologias de segurança.
Dia 9 de Novembro, a Volvo vai dar à luz a um novo automóvel, um SUV 100% eléctrico que se vai juntar aos C40 e XC40 Recharge; a marca sueca é ainda a responsável pela comercialização do Polestar 2, outro modelo sem motor de combustão.
Segundo a Volvo, este será mesmo o seu automóvel «mais seguro de sempre», com tecnologias de segurança que serão capazes de «entender o condutor e a sua área circundante». O EX90 vai ser, ainda, capaz de «ficar mais inteligente e mais seguro com o tempo, à medida que recebe novos dados e novas actualizações».
Uma das principais tecnologias deste SUV será o sensor de LiDAR (vídeo em baixo), uma espécie de radar que, com um laser, consegue detectar elementos no caminho do automóvel, como outros veículos, peões e obstáculos. O objectivo é criar uma espécie de mapa tridemensional que dá informação ao computador de bordo para que sejam tomadas decisões de condução.
De acordo com a marca, o sistema de LiDAR do EX90 é capaz de detectar «peões até 250 metros de distância e algo tão pequeno e tão escuro como um pneu numa estrada 120 metros à frente, mesmo em velocidades de autoestrada».
No interior, o EX90 irá usar duas câmaras que irão detectar mudanças de comportamento do condutor, através da «observação dos padrões do olhar». O Driver Understanding System (vídeo em baixo), que se estreia num automóvel Volvo, permite «medir quanto tempo o condutor olha para a estrada» para avaliar níveis de concentração.
Caso o sistema considere que o condutor tem um comportamento que pode por em risco a condução, começa a dar um sinal de aviso que «cresce em volume com a gravidade da situação». No limite, diz a Volvo, o EX90 pode «parar em segurança à beira da estrada, enviando um aviso aos outros utentes com as suas luzes de perigo».
Para já, as informações sobre o EX90 limitam-se a estas características de segurança – ainda não há preços e data de lançamento em Portugal. A Volvo promete revelar mais detalhes sobre este automóvel 100% eléctrico «ao longo das próximas semanas».