Oktoberfest em Portugal: cinco festas da cerveja (com petiscos à mistura) no Porto e em Lisboa

Oktoberfest Portugal
Oktoberfest Portugal

Como é habitual, a festa alemã da cerveja tem eco em Portugal. Em Lisboa, o Campo Pequeno, Marvila, o Delirium e a Cerveteca têm programas especiais; no Porto, os copos bebem-se bem cheios na Nortada.

Um pouco por todo o País, acontecem os mini-Oktoberfests, com Porto e Lisboa a centrarem várias atenções durante os próximos dias, com muita cerveja e petiscos à mistura. Algumas festas já duram desde o final de Setembro, outras começam no princípio de Outubro.

Em todas, já sabemos com o que podemos contar: há cervejas artesanais e outras de importação para provar, assim como algumas marcas que já muitos conhecem em Portugal, como a Guiness, a chinesa TsingTao ou a espanhola Mahou. Estas são as nossas sugestões.

A Cerveja em Lisboa – Campo Pequeno

Começa no dia 3 de Outubro e fica pela arena lisboeta até ao próximo Domingo, dia 6. A organização fala em mais de trinta marcas de cerveja (com artesanais à mistura, como a Dois Corvos, a Vadia ou a Oitava Colina), barraquinhas de street food e concertos dos Madrepaz e Baleia Piloto.

As portas abrem às 19 horas (no dia 3) e, nos dias seguintes, A Cerveja em Lisboa começa sempre às 16 horas. A diferença está na hora de fecho: Sexta-Feira e Sábado encerra à uma da manhã; no Domingo, a festa acaba pelas 21 horas.
🍺 Mais informações sobre a A Cerveja em Lisboa, aqui.

Oktoberfest na Cerveteca – Praça das Flores

A Cerveteca Lisboa é um dos sítios obrigatórios de Lisboa para parar e provar cerveja artesanal. Este espaço, que fica na Praça da Flores (entre a Rua de São Bento e o Príncipe Real) tem mais de cinquenta marcas nacionais e estrangeiras.

Lá vamos encontrar muitas cervejas artesanais portuguesas (Musa, Maldita, Letra, Bolina, Aroeira, Mean Sardine e Oitava Colina, por exemplo), mas também de Noruega, Bélgica e Estados Unidos. O Oktoberfest fica na Cerveteca até Sábado, 4 de Outubro e, para petiscar, há «menus especiais com salsichas, pretzels e outras iguarias da época».
🍺 Mais informações sobre o Oktoberfest na Cerveteca, aqui.

Oktoberfest do Delirium Café Lisboa – Chiado

Os responsáveis não hesitam em dizer que é o «maior bar de cervejas de Lisboa». Este espaço, o único na Península Ibérica com o nome da conhecida cerveja belga, é dos que vai estar em modo ‘oktoberfest’ durante mais tempo: até 27 de Outubro.

Durante um mês, vai haver três torneiras exclusivas para cerveja alemã, das 35 disponíveis (Paulaner, Spaten e Löwenbrau) a que se juntam petiscos que só podem ser pedidos durante Outubro: joelho de porco, salada de batatas, as salsichas alemãs e um strudel de maçã.
🍺 Mais informações sobre o Oktoberfest do Delirium Café, aqui.

Oktoberfest na Fábrica Nortada – Porto

Pelo segundo ano consecutivo, a mais conhecida cervejaria artesanal do Porto recebe uma recriação da festa alemã: o Oktoberfest vai ficar neste espaço até dia 6 de Outubro, próximo Domingo e, como em 2018, há uma edição especial da Marzenbier para provar.

Ao longo do festival está disponível um menu especial: por quinze euros, temos direito a uma entrada, prato, sobremesa e claro, uma caneca de meio litro de cerveja à escolha. Para entrar ainda mais no espírito do Oktoberfest, a Nortada tem uma «decoração especial inspirada na realidade alemã e haverá música tradicional».

Mas há mais: a Nortada vai ter sessões de beer pong, quizzes, provas gratuitas e vai abrir o palco entre as 17 e a 1 da manhã de Domingo aos músicos que queiram improvisar.

Durante este dia, as imperiais das seis cervejas da Nortada custam apenas um euro e as canecas da edição especial Oktoberfest terão descontos especiais: 2,50 euros (canecas de meio litro) e 5 euros (canecas de um litro).
🍺 Mais informações sobre o Oktoberfest na Fábrica Nortada, aqui.

Oktober Festa – Marvila

Apesar de ser apenas a terceira edição, já é um dos clássicos do mês de Outubro em Lisboa. Esta ano, a Oktober Festa acontece a 19 de Outubro e volta a reunir as cervejas do Lisbon Beer District (LBD): Musa, Dois Corvos e Lince. Mas, este ano há uma outra marca que se junta para brindar – a Bolina, que em breve também se vai mudar para Marvila.

E não é tudo: a Oitava Colina, a Colossus e a Marafada também vão estar presentes com espaços de venda própria; como aconteceu em 2018, foi ainda criada uma cerveja pelas três marcas “fundadoras” do LBD, a Marzen. Ale´m da cerveja, há animação garantida com concertos, rodas de samba e petiscos: pretzels e currywurst, tacos e feijoada à brasileira.
🍺 Mais informações sobre a Oktober Festa de Marvila, aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].