Musa Aniversário 2019
Musa Aniversário 2019

Três anos de Musa: o espaço que tornou cool beber cerveja artesanal em Lisboa vai abrir no Porto

Quando começou, a Musa tinha apenas três cervejas e estava numa rua quase abandonada em Marvila. Mais de mil dias depois, a marca é uma verdadeira rainha da cerveja artesanal e comemora o aniversário com várias novidades.

Declaração de interesse: sou um verdadeiro fã da Musa. Aliás, é raro o fim-de-semana que não passo, com os amigos, pelo armazém da cervejeira em Marvila para beber uma clássica Mick Lagger ou uma Blondie. Este espaço tornou-se num porto de abrigo para os fãs da cerveja artesanal e eu acompanhei o crescimento.

Na altura em que comecei a frequentar o armazém da Musa, eram poucas as pessoas que passavam por lá. A marca nunca desistiu do projecto, os responsáveis acreditaram que era possível fazer a diferença e, hoje, a Musa é um dos locais mais criativos e dinâmicos de Lisboa.

Em três anos, houve concertos históricos (como o de Conan Osíris, na festa de aniversário do ano passado) que fizeram da Rua do Açúcar uma sala de espectáculos a céu aberto e parcerias com várias iniciativas culturais de Lisboa, como o Indie ou a Monstra.

Os almoços de Domingo, as actuações de DJ ou as festas temáticas tornaram-se uma assinatura do armazém da Musa, que acabou por ser um ponto nevrálgico de Marvila, de onde também não nos podemos esquer da Lince e da Dois Corvos – o sucesso desta cervejaria artesanal também tem de ser partilhado pelos dois companheiros desta zona q que se chama o Lisbon Beer District.

Em 2019, e 1500 litros de cerveja depois (a marca diz que serve quinhentos mil por ano), a Musa prepara-se para crescer e o terceiro aniversário vai trazer duas grandes novidades: a abertura de um espaço no Porto (zona das Virtudes) e de um bar em Lisboa, na Rua de São Paulo, mesmo ao lado do Elevador da Bica.

Fábrica Musa

O programa deste terceiro aniversário da Musa começa a 18 de Maio, em Marvila, com concertos das três da tarde às duas da manhã: PZ, B Fachada, Mike El Nite e Da Chick (estes dois últimos em DJ set) são os convidados especiais deste Sábado de festa em Marvila.

Para beber, a Musa promete uma «edição especial das três cervejas que marcaram o nascimento da marca»: as opções crónicas Mick Lager, Born in the IPA e Red Zeppelin.

Já em Junho, acontece o segundo momento de festa: dia 1 é inaugurado o novo bar/tap room/restaurante Musa da Bica, que vai apostar numa oferta «gastronómica diferenciada» com numa cozinha liderada pela nossa conhecida Leonor Godinho, uma das responsáveis pelos almoços de Domingo em Marvila.

Finalmente, o hat-trick aniversariante da Musa é concluído no Porto, com a abertura da Musa das Virtudes. Esta será a «afirmação da Musa enquanto cerveja nacional e a confirmação da ligação emocional que temos com a cidade do Porto desde o seu nascimento», dizem os responsáveis pela marca.

A Musa do Porto abre também em Junho e tem a matriz da casa-mãe: vai ser palco de concertos ocasionais e de lançamento de novas cervejas. Para já, está anunciada uma actuação que também serve para marcar a inauguração deste cervejaria: os Zen, uma banda que regressa vinte anos depois do último concerto ao vivo.

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].