Restaurantes Soão e Ararate tem novas “viagens” gastronómicas de Verão à Arménia e Ásia

Indonésia, Laos, Tailândia, Japão e as tardes quentes da Arménia inspiram os novos pratos que chegaram em Julho ao Ararate e à taberna asiática Soão.

Na Arménia, o Verão é «seco e especialmente quente», o que leva a uma corrida da população às fontes das cidades e às praias fluviais: «Há inclusive um festival de água, a desculpa ideal para despejar litros de água fresca sobre amigos e desconhecidos», conta Karine Sarkisyan, a proprietária do restaurante.

É a partir desta história sobre o Verão arménio que se desenrola o novo menu do Ararate, o primeiro restaurante deste país em Portugal, que fica mesmo ao lado da Fundação Calouste Gulbenkian e que também acaba de abrir uma esplanada.

O calor arménio traz a Lisboa algumas novidades no menu: o spass, uma sopa de iogurte com dzavar (uma variedade de trigo da montanha) e manteiga, servida com coentros ou hortelã é, talvez, o prato mais fresco do verão, no Ararate, mas há concorrência na lista.

Para rivalizar com o Spass há khachapuri de feijão vermelho e ervas, acompanhado com tan, «uma bebida à base de iogurte com pepino, sal e salsa à prova de calor», garante Karine Sarkisyan.

Nos pratos mais consistentes, o borrego continua a ser a estrela do Ararate: esta proteína está no khurdjin (assado no forno em trouxa de lavash com legumes estufados em cerveja) e nos miúdos em véu no carvão.

A sopa de abóbora com mel e hortelã, o sortido de peixe com esturjão fumado, maturado, marinado com ervas aromáticas e salmão marinado com laranja, a salada morna com vitela, tomate e molho de cogumelos e a curgete com espinafres e molho de romã também estão na lista das novidades.

Para, a sobremesa o chef Andranik Mesropya preparou um há sambal de fruta com bagas da época em merengue de caramelo e figos grelhados com merengue crocante.

Da zona da Praça de Espanha, fazemos a Avenida de Berna e metemos a Avenida de Roma no GPS. A taberna asiática Soão serve de terminal de aeroporto para apanhar avião com destino a novos destinos gastronómicos.

Com o chef Luís Cardoso aos comandos da cozinha, seguimos para o Laos e para a Indonésia, que passam a fazer parte do ‘menu-mapa’ deste restaurante. Mas também há novos pratos do Japão, de Taiwan e da Tailândia.

Da Indonésia, podemos pedir o udang sambal (um prato picante com camarão, amêijoas e um molho asiático à base de malagueta) e as tung tong (de frango e castanha de água, também conhecidas como money bags). Se quiser ir até ao Laos, o país do rio Mekong, que faz fronteira natural com a Tailândia, a Oeste, tem a sopa tom sapp ped (com massa de arroz e pato).

Nos antigos destinos temos o bao de caranguejo de casca mole com maionese kimchi (Taiwan), o caril massaman de pato com batata doce, amendoim e canela (Tailândia) e o rendang de wagyu (foto de destaque, em cima), um caril de wagyu, condimentado e intenso (Indonésia).

A viagem termina com propostas de sushi do Japão: o picante tai kimchi (peixe branco do dia temperado em kimchi, sésamo, lima, e feijão verde) e o ika mentaiko (choco fatiado com ovas de bacalhau). Do País do Sol Nascente vêm ainda uma nova sobremesa, um cheesecake japonês com o whisky japonês Nikka From The Barrel e gelado de sésamo torrado.

Para terminar vamos a moradas e contactos para reservas: o restaurante arménio Ararate fica na Avenida Conde Valbom (925 451 509) e a taberna asiática Soão está aberta na Avenida de Roma, ao pé do Centro Comercial Alvalade (210 534 499).

Ararate Menu, Reviews, Photos, Location and Info - ZomatoSoão - Taberna Asiática Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].