Whisky e chá combinam? O Soão Taberna Asiática diz que sim e tem três novos pairings

Whisky Chá Soão
Whisky Chá Soão

O Soão – Taberna Asiática decidiu juntar à mesa dois rituais: o do chá e o do whisky. O resultado são três pairings com estas duas bebidas, numa degustação quase 100% asiática.

Vasco Martins, head bartender do Soão e o sommelier de chá Sebastian Figueiras, (fundador da Companhia Portugueza do Chá) juntaram-se para criar um novo momento gastronómico neste restaurante de Avenida de Roma, em Lisboa.

Para beber depois de uma refeição, os novos pairings de whisky com chá juntam aromas fortes a outros mais delicados. Os três whiskies são asiáticos e vêm de Taiwan (Formosa) e do Japão; os chás chegam da China, Tailândia e Portugal.

Aliás, esta não é uma degustação 100% asiática porque há, precisamente, um intruso nacional nos chás: Sebastian Figueiras escolheu um Lapsang dos Açores para servir no Soão.

Mas antes de experimentar a dupla ‘chá/whisky’ da Taberna Asiática, Vasco Martins e Sebastian Figueiras explicam as “regras” do momento: «O whisky é bedido sem gelo e chá é servido a aproximadamente 60 graus, para não aniquilar o paladar».

Além disso, há ainda outro pormenor: o chá é servido em em louças gaiwan (no Soão usam-se taças da Dinastia Ming chinesa). Depois de tudo explicado, aqui ficam os três pairings que pode encontrar no Soão, explicados pelo sommelier de chá Sebastian Figueiras.

Whisky Kavalan King Car Conductor (Taiwan)
Chá Gin Xuan Oolong Thai (Tailândia)

«Conhecido como ‘chá do dragão preto’, é produzido há mais de quarenta anos no norte da Tailândia numa antiga plantação de ópio, reconvertida nos anos noventa num cultivo de camélias. Aveludado e resistente, o chá prepara o palato para uma explosão de notas frutadas como a papaia, a baunilha e as flores de florestas densas e húmidas a descobrir neste single malt».

Whisky Yanazaki 12 Anos (Japão)
Chá Milky Oolong (China)

«É um dos mais raros chás do mundo, produzido à mão na província de Fujian, com uma secagem muito cuidada, por cima de soro de leite, o que lhe confere notas a manteiga Butterscotch. Harmoniza com as notas de frutos de verão suculentos, como o pêssego e a baunilha. É uma combinação mais doce, untuosa e amanteigada, com um final de boca longo, complexo e sedoso, com notas de canela».

Whisky Nikka From The Barrel (Japão)
Chá Lapsang Açores (Portugal)

«É uma junção inesperada e improvável, uma histórica ponte entre Portugal e o Oriente. O blend exclusivo dos Açores é fumado, com uma secagem a fogo de lenha, notas de tabaco, floresta molhada pela chuva e pinho. Por isso, adiciona ao whisky, muito equilibrado e harmonioso, notas mais intensas a fumado e enxofre».

Para conhecer a oferta completa de bebidas do Soão – Taberna Asiática pode fazer o download do menu aqui. Para reservas, o número de telefone é o 210 534 499. O restaurante fica no número 100 da Avenida de Roma, ao pé do Centro Comercial Alvalade.

Soão - Taberna Asiática Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].