A marca Monkey Shoulder diz querer quebrar regras com a sua chegada a Portugal. Este scotch destilado, amadurecido e engarrafado em Speyside, na Escócia, assume que pisca o olho a uma geração mais jovem de consumidores.
O curioso nome da bebida presta homenagem aos antigos «homens do malte», que viravam a cevada durante os turnos e que ficavam com o braço direito pesado e descaÃdo, como o de um macaco. A alcunha para a maleita pegou e assim surgiu a tradução literal para o nome da marca.
Se há uns anos não era trendy beber gin, já percebemos todos que esse cenário mudou. As marcas de gin multiplicam-se, assim como as variações de formas de consumo da bebida. A Monkey Shoulder pretende algo semelhante, querendo até quebrar alguns dos hábitos associados ao consumo de whisky.
Dean Callan, embaixador internacional da marca, explica que as intenções desta mudança. «Enquanto a William Grant and Sons tem vindo a produzir whisky há várias gerações, Monkey Shoulder procura eliminar alguns dos preconceitos associados ao consumo desta bebida, tornando-a acessÃvel e apreciada por todos», explica. E isto passa também pela variedade de cocktails associados, com nomes divertidos, como Show Me Your Banana ou Monkey Jam Sour.
Com um aroma a zest de laranja com baunilha, mel e madeira, com paladar a baunilha com notas picantes, a Monkey Shoulder lança ainda outro acessório: o Konga Shaker. Com pegas laterais, lá se vai o movimento habitual de abanar um shaker. Trata-se de uma edição limitada deste shaker, que é inspirado no design de shakers mais antigos.
O preço recomendado de uma garrafa deste Monkey Shoulder é de 29,99 euros, não estando disponÃvel em supermercados e hipermercados.