Temos de falar sobre a nova campanha da FENALAC para promover o consumo de leite…

A Federação Nacional das Cooperativas de Produtores de Leite (FENALAC) lançou uma nova campanha de comunicação para promover o consumo mais regular de leite. Não caia nisto….

Custódia Gallego, Carla Chambel, João Sousa e Ricardo Guedes são as figuras públicas que dizem: «Quero Mais Leite», o slogan escolhido para esta campanha.

Segundo a FENALAC, e contrariando vários estudos que mostram que o leite provoca inchaço intestinal, prisão de ventre, refluxo, sinusite e outros problemas para a saúde, o leite não traz malefícios aos consumidores.

Na verdade, o ser humano é o único que bebe leite que não vem da sua progenitora natural, além de que existem outros alimentos muito mais saudáveis e mais ricos em vitaminas, cálcio e proteínas sem os perigos associados ao seu consumo.

A sociedade nacional parece ter tomado em conta estes dados e, este ano já são duas as evidências de que o consumo de leite caiu de forma abrupta em Portugal: em Abril e Outubro. Também em 2016 houve notícias que apontavam no mesmo sentido.

Perante estes dados percebe-se este forcing da FENALAC, mas a verdade é que as notícias não são nada animadoras para quem vive da produção e venda de leite. Talvez seja por isso que esta campanha multimeios vai andar a tentar impingir o consumo quase desregrado de leite em Portugal nos próximos três anos.

Mas, e verdade seja dito, o consumo de leite de vaca tornou-se tão natural e já o fazemos há tantos anos que há correntes que defendem que o organismo do ser humano se adaptou naturalmente.

No seguimento desta teoria, Manuel dos Santos Gomes (presidente da FENALAC) acredita que o leite traz inúmeros benefícios para a saúde: «Com níveis de obesidade cada vez mais alarmantes, entre adultos e crianças, o carácter de sensibilização vem reforçar o relacionamento entre a saúde, bem-estar e o consumo de leite, visando a promoção de hábitos alimentares equilibrados na população».

A campanha ‘Quero Mais Leite’ da FENALAC vai estar presente na TV e em outdoors, com cartazes onde as actrizes Custódia Gallego e Carla Chambel, o tenista João Sousa e o modelo Ricardo Guedes promovem o consumo desta bebida para bezerros.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].