Novos Talentos Fnac 2019
Novos Talentos Fnac 2019

Cinema, música, fotografia e escrita: conheça os vencedores dos Novos Talentos Fnac 2019

Já são conhecidos os vencedores da edição de 2019 do Concurso dos Novos Talentos Fnac 2019. Há nomes para ficar de olho este ano no cinema, música, fotografia e escrita.

Foi com o mote ‘Mostra-te Ao Mundo’ que a Fnac entregou hoje, durante a tarde, nas Carpintarias de São Lázaro, os prémios de cinema, música, fotografia e escrita do Concurso Novos Talentos Fnac.

Este ano, a iniciativa da cadeia de lojas de tecnologia e multimédia teve um número «recorde de participações». Foram 3403 candidaturas nas quatro categorias, com a Escrita a ter o maior número de trabalhos submetidos: 1245.

A Fotografia recebeu 1144 candidaturas, a Música teve 848 e o Cinema registou apenas 168 propostas. Aqui fica a lista completa de vencedores, juntamente com as menções honrosas em cada categoria.

Cinema: Pedro Pires dos Santos

O realizador ganhou o prémio Novo Talento Fnac 2019 com a curta-metragem intitulada If Only Wet Rice Would Grow Bigger With Floods, Don’t You Think?. Ao galardão junta-se um prémio monetário de 1250 euros e um workshop na Universidade Lusófona.

As Menções Honrosas foram entregues a Bruno Carnide com ‘Outono’ e a Stephanie Kyek com ‘Whale Song’. Todos estes filmes vão agora ser exibidos nos auditórios Fnac, em datas a confirmar.

Música: RUSSA

A rapper RUSSA ganhou nesta categoria com o tema O Teu Abraço, que já tinha sido partilhado no YouTube em Janeiro deste ano e faz parte do seu EP Party Leftovers . Y.azz x b-mywingz com ‘Cycles’ e Ricardo Cardoso com ‘Toca e Foge’ lavaram as Menções Honrosas.

Em breve, RUSSA vai ter a oportunidade de gravar o seu single num estúdio com mistura, masterização e gravação. Além disso, a banda vai actuar em Setembro no Fnac Live; as três bandas vão ainda ver os seus singles fazer parte do disco Novos Talentos FNAC 2019.

Fotografia: Maria da Glória Rodrigues

‘Guardar o Fogo Para Dias de Pouca’ foi o conjunto de fotos vencedoras deste ano. A autora recebeu 1500 euros, um vale-oferta de 1500 euros em equipamento fotográfico Fujifilm X, um curso do Instituto Português de Fotografia (Projeto Fotográfico de Autor).

Como é habitual nestes prémios, o trabalho de Maria da Glória Rodrigues vai ainda ser exposto nos fóruns Fnac de todo o País. As Menções Honrosas foram entregues a Fábio Miguel Roque com ‘White Smoke’ e Pedro da Costa Malheiro com Yvonne.

Escrita: Mafalda Santos Gomes

A história Milho Rei foi o vencedor desta na categoria que costumar revelar novos escritores. As Menções Honrosas foram dadas a Joana Ferreira Ribeiro com ‘Fénix’ e António Rebelo Pascoal ‘O Caminho para Casa’.

Os três ganham ainda um um workshop de escrita criativa na escola Escrever, Escrever, e vão ver os seus textos publicados no livro Novos Talentos FNAC 2019. Mafalda Santos Gomes leva também para casa um prémio monetário de 1250 euros.

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].