Novos Talentos Fnac 2019
Novos Talentos Fnac 2019

Mostra-te ao Mundo: a FNAC já está à procura das próximos Novos Talentos nas artes em Portugal

A edição de 2019 dos Novos Talentos Fnac já arranco, com a abertura das inscrições no site da loja e também na página oficial do Facebook.

Mostra-te ao Mundo. Este é o tema da edição deste ano dos Novos Talentos Fnac que, mais uma vez, vai premiar os melhores artistas em quatro áreas: Cinema, Escrita, Fotografia e Música.

Em 2019, as inscrições podem ser feitas no site da Fnac e na página oficial de Facebook da loja e cada área tem as suas exigências, que devem ser respeitadas para que cada submissão (sempre original) seja considerada válida.

Quem quiser concorrer à categoria de Cinema tem de entregar uma curta-metragem de ficção ou animação com a duração máxima de oito minutos. Se se der melhor com a escrita, a Fnac pede um conto literário com o máximo de três mil palavras.

Para a Música, é apenas pedida uma faixa de uma música original, sem qualquer condição; finalmente, quem optar pela Fotografia tem de participar com um portefólio de, no mínimo, doze fotografias originais.

Como também é tradição, os Novos Talentos 2019 serão anunciados num evento organizado pela Fnac, este ano no final de Maio, ainda em data a anunciar. Os prémios já estão definidos.

O melhor na área da Fotografia recebe vales-oferta da Fujifilm e terá o seu trabalho exposto nos Fóruns Fnac. Quem conquistar o prémio na Escrita ganha um workshop de escrita criativa na Escrever, Escrever e os quatro melhores vão ser publicados numa colectânea da Fnac.

Na categoria de Cinema o premiado terá a sua curta exibida ao público, também nos Fóruns Fnac, e vai ainda poder frequentar um workshop oferecido pela Universidade Lusófona.

Mas é na música que está o jackpot dos Novos Talentos Fnac 2019 – foi aqui que “nasceram” dos maiores sucessos da música nacional dos últimos dez anos

Deolinda, Linda Martini, Samuel Úria, B Fachada, Richie Campbell, Capicua, The Black Mamba, Orelha Negra e Capitão Fausto foram alguns dos nomes que têm sido revelados pela Fnac, no CD que sai sempre todos os anos com os melhores artistas.

Não é de estranhar, assim, que o prémio da área de música seja o melhor e o que dê mais exposição mediática. Para começar, a Fnac oferece a gravação do single com oferta da mistura, masterização e produção.

Depois, além de a música fazer parte de um CD, a banda ou cantor vai poder ainda gravar um videoclip por conta da Fnac e actuar no concerto anual dos Novos Talentos, que deve acontecer depois do Verão de 2019.

As inscrições para as quatro categorias dos Novos Talentos Fnac 2019 estão abertas até dia 19 de Abril no site da Fnac e na página de Facebook, como já referimos; o regulamento está disponível aqui.

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].