Exposição de fotografias do trabalho de Banksy começa no Porto e depois segue para Lisboa

Pela primeira vez, Portugal vai receber uma exposição das fotografias tiradas aos trabalhos de Banksy. O autor é Barry Cawston, considerado o fotógrafo oficial do artista urbano.

Para muitos, Banksy ainda é um mistério. Para outros, a sua identidade não oferece dúvidas: é Robert Del Naja, músico da banda Massive Attack, muito por culpa de Goldie. Este DJ que deu uma entrevista a um podcast em 2017 e terá, sem querer, mencionado o nome ‘Robert’, referindo-se a Banksy.

A verdade é que as associações começaram a ser feitas, com o trabalho de Banksy a aparecer em cidades onde os Massive Attack tinham tocado recentemente. Robert Del Naja negou o facto, mas até hoje muitos acreditam que o membro do Massive Attack é mesmo que está por trás deste artista urbano.

Banksy saltou recentemente para agenda mediática depois de uma obra sua ter sido vendida em leilão por cerca de um milhão de euros e de se ter auto-destruído de seguida.

Contudo, este acto premeditado de Banksy terá tido o seu objectivo furado, uma vez que o quadro, como está neste momento, com a pintura cortada por um destruidor de papel incluído na própria moldura, foi depois avaliado em dois milhões de euros.

Esta será, de certeza, uma das obras que vão poder ser vistas no Porto, a partir de 19 de Janeiro, no seu formato original: um graffiti feito em stencil, como é normal em Banksy, que está em South Bank (Londres).

O autor é Barry Cawston, que começou a fotografar os trabalhos do artista. Algum tempo depois de ter começado a fazer isto, e a publicar online, o próprio Banksy usou algumas destas imagens no seu site oficial, o que acabou por “oficializar” Cawston como o seu fotógrafo.

As fotografias vão ficar na Alfândega do Porto (a todo, são 44 imagens) e mostram, por exemplo, cenas da instalação de arte que Banksy fez perto da cidade de Bristol (de onde é natural Cawston e onde se pensa também ter crescido o artista urbano), Dismaland, em que também participou a portuguesa Wasted Rita.

Todas as imagens são de grandes dimensões (2,40 x 1,88 metros) e, além da arte feita em Dismaland, também vão poder ser vistas outras fotos de obras de Banksy como as do hotel Walled Off (Israel) e do graffiti Flower Thrower (imagem em baixo, de 2005), este último um dos seus graffitis mais reconhecidos.

Flower Thrower

A exposição ‘Banksy’s Dismaland and Others – Photographs of Barry Cawston‘ fica na Alfândega do Porto até dia 31 de Março e segue, depois, para Lisboa em Abril.

Os bilhetes podem ser comprados no local e têm vários preços, sendo que crianças até aos quatro anos não pagam. Dos cinco aos doze anos, o bilhete custa seis euros e para os adultos, o preço é de onde euros.

Na Alfândega do Porto pode ainda ser comprado um bilhete pack família que garante a entrada a dois adultos e a duas crianças entre os cinco e os doze anos por 28 euros.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].