IndieJúnior chega ao Porto no final de Janeiro com mais de 50 filmes para crianças

A edição de 2019 do IndieJúnior está confirmada para o final de Janeiro e princípio de Fevereiro. O Festival Internacional de Cinema Infantil e Juvenil do Porto fica seis dias na Invicta.

Entre 29 de Janeiro e 3 de Fevereiro, o IndieJúnior está de regresso ao Porto e, este ano, além do Teatro Municipal Rivoli e da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, este festival passa ainda pela Casa das Artes e pela Reitoria da Universidade do Porto.

A edição de 2019 do IndieJúnior vai receber os «filmes infantis e juvenis mais criativos e originais que se fazem actualmente» e «revisitar produções que marcaram o imaginário de crianças e jovens».

Estes filmes mais antigos são, por exemplo, os que vão ser apresentados na secção ‘O Meu Primeiro Filme’: Os Salteadores da Arca Perdida (o primeiro da saga Indiana Jones), A História Interminável e Tempos Modernos, com Charlie Chaplin.

Mas ao longo dos seis dias do IndieJúnior, vai haver muito mais filmes para idades entre os 3 e os 16 anos e sessões exclusivas para escolas do zona do Grande Porto.

No programa, e ao todo, «serão cerca de cinquenta filmes de produção recente que, na animação, documentário ou ficção, propõem a descoberta de novos e antigos lugares de imaginação, formação estético-cultural e divertimento»m diz a organização.

Mas nem só de cinema juvenil e infantil vai viver o IndieJúnior 2019: em paralelo com as sessões de filmes, há workshops criativos com música e trabalhos manuais.

Os bilhetes começam nos 1,50 euros (para escolas), e há vários preços e descontos para famílias, jovens até aos trinta anos e professores e alunos da Universidade do Porto. O programa completo pode ser descarregado em PDF aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].