Ginos: o restaurante italiano de Lisboa que tem uma carta “azul” sem glĂșten

Ginos

O mesmo grupo que em Portugal gere as lojas Starbucks abriu em Lisboa o seu primeiro restaurante italiano. O Ginos fica no Parque das NaçÔes e tem uma carta especĂ­fica sem glĂșten.

Cada vez que um restaurante novo abre em Lisboa, vĂȘm os chavĂ”es do costume. ‘Cozinha tradicional contemporĂąnea’, ‘ementa feita com produtos frescos’, ‘decoração acolhedora’ sĂŁo alguns dos quais a que jĂĄ estamos acostumados.

Invariavelmente, estes também fazem parte da descrição do Ginos, o novo restaurante italiano de Lisboa, que fica no Parque das NaçÔes, mesmo em frente ao Pavilhão Atlùntico, do lado da Torre São Gabriel.

O Ginos tem bom aspecto, com uma decoração industrial/tradicional, a fazer lembrar uma mercearia antiga, com estantes em ferro, mesas de madeira e produtos expostos. O Ginos e mais 50 restaurantes italianos (ou não) em Lisboa são assim.

Contudo, este Ă© um conceito que acaba por funcionar: estĂĄ na moda e vai levar algum tempo atĂ© esgotar, uma vez que Ă© confortĂĄvel ao olho e, na realidade, sentimo-nos bem na sala. A luz Ă© a suficiente e a decoração restante ajuda a enquadrar o conceito ‘italiano’.

É um restaurante cheio de clichĂ©s, mas Ă© tambĂ©m aquilo que resulta melhor para encher: e Ă© isso que o Ginos quer, uma vez que assenta num conceito de rede e os seus responsĂĄveis querem abrir «15 a 20 lojas em Portugal», jĂĄ com 4 a 5 previstos para 2019.

O que tambĂ©m estĂĄ em cima da mesa Ă© a adaptação do restaurante ao conceito de shopping, o que pode trazer muitos clientes ao Ginos, mas que vai acabar por banalizar um conceito que poderia funcionar em regime de exclusividade, com dois ou trĂȘs espaços, cuidadosamente planeados, em locais-chave da cidade.

No entanto, nĂŁo Ă© essa a estratĂ©gia do Grupo Vips, que tambĂ©m Ă© detentor da licença do Starbucks em Portugal e em Espanha; aliĂĄs, a empresa Ă© conhecida por “esgotar” os mercados onde entra, basta ver os espaços Vips que existem em Madrid, por exemplo – em quase cada rua hĂĄ um.

Assim, temos um restaurante com poucos factores de diferenciação (estĂŁo lĂĄ todos os claims de ingredientes frescos vindos de ItĂĄlia – mas o azeite vem de Espanha, o que Ă© no mĂ­nimo, estranho) mas onde existem alguns pontos de luz.

O principal Ă© o facto de haver uma ementa separada da principal, com uma arte prĂłpria em azul, onde estĂŁo os pratos, as bebidas e as sobremesas sem glĂșten servidos pelo Ginos – o restaurante Ă© mesmo certificado pela Associação Portuguesa de CelĂ­acos.

Outro pormenor: para nĂŁo haver enganos, todas as sugestĂ”es para quem tem a doença celĂ­aca sĂŁo servidas em loiça azul, uma forma inteligente encontrada pelo restaurante para marcar a diferença. A pergunta Ă©: serĂĄ que os clientes intolerantes ao glĂșten vĂŁo gostar de ser diferenciados desta forma?

Ginos Sem GlĂșten

Nesta carta sem glĂșten hĂĄ, ao todo, 22 referĂȘncias, entre entradas, bebidas, sobremesas e pratos principais. Aqui encontramos um fondue de queijos, pĂŁo de alho, tiramisĂș, um petit gateau (o Cioccolatissimo), duas pizzas (com fiambre e a Piemontese), dois pratos de esparguete (incluĂ­ndo bolonhesa) e uma cerveja San Miguel.

Durante o almoço de apresentação, para o qual fomos convidados pelos responsåveis da marca, pudemos provar vårios pratos de entradas, pizza e massa do Ginos e foi possível perceber que a qualidade estå lå e que o sabor dos ingredientes é óptimo.

Contudo, nĂŁo encontrĂĄmos uma grande diferença em relação a outros restaurantes do gĂ©nero que jĂĄ visitĂĄmos, como o Jamie’s Italian ou o Otto, onde pizzas e massas sĂŁo igualmente bons.

AliĂĄs, temos a apontar duas falhas: a primeira foi a chegada de uma pizza Ă  mesa jĂĄ com parmesĂŁo, coisa que nunca se faz, jĂĄ que este queijo Ă© usado como um tempero – cada pessoa coloca a seu gosto. Depois, o tiramissĂș, que os responsĂĄveis querem fazer passar como um dos melhores de Lisboa, vinha com a parte do biscoito quase congelada, o que prejudicou a degustação.

O Ginos abre em Lisboa com a perspectiva de multiplicar os seus espaços pela cidade de forma råpida, para conseguir chegar ao måximo de clientes; porém isso também pode ser um inimigo e acabar por banalizar um conceito que apesar de manter níveis aceitåveis de qualidade é apenas mais um do género, na cidade.

Ginos Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrĂŁ tĂĄctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo PaĂ­s em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].